facebook

Assim você organiza a melhor festa ecológica

PECOH

maio 21, 2022

festecologica

Quem não gosta de festas?! Especialmente quando reune a família toda ou os seus melhores amigos. Mas sabia que muitas festas produzem desperdício desnecessário?

A gente joga todos aqueles pratinhos descartáveis fora, todos os guardanapos, os talheres de plástico, a decoração, balões, … E tudo vira lixo depois de usar algumas horinhas.

“Isso quer dizer que tem que comer com as mãos ou que a sua festa vai ser chata?”
Não! Felizmente existem muitas alternativas mais ecológicas e super bonitas.

“Ah, mas então essa festa ecológica provavelmente vai sair bem caro né?”
Também não 🙂 A gente vai te dar uma dicas para reduzir o seu impacto ambiental e também para economizar 🙂

Então, vamos mergulhar nas dicas?

Convites ecológicos

A não ser que as suas melhores festas são só você dançando na sua sala de estar sozinha, você vai precisar de gente!

Então cada festa ecológica também começa com um convite ecológico.

Como não queremos gerar lixo, evite o uso de papel e emissões no transporte e opte por convites digitais via e-mail ou Whatsapp.

Mas se você realmente quer enviar um convite físico, sabia que existem papéis cheio de sementes que pode plantar depois? Eles são ecologicamente corretos e contêm sementes de flores silvestres. Uma vez que seus convidados tenham agendado sua festa em sua agenda, eles podem plantar o convite!

Se isso não é a vibe que você quer para o seu convite, peça os seus convidados de reciclar o convite, em vez de jogar na lixeira comum. Você pode fazer isso com um pequeno textinho em um cantinho do convite. Tenho certeza que as pessoas vão te achar super chique!

festa ecológica convite papel semente
Um convite de papel semente é super elegante e biodegradável! É só plantar, regar e esperar as flores nascerem 🙂

Zero lixo

Copos reutilizáveis

festa ecologica bebidas decoração

Em vez de comprar copos descartáveis, opte por copos ou potes reutilizáveis. Sim, até aqueles potes de pepinos, champignons ou molhos pré-feitas valem. Começa a guardá-los, e tire as etiquetas antigas. Zero custo e é uma maneira legal de dar um toque especial à sua festa.

Talheres e Pratos

A mesma coisa vale para talheres e pratos. Já pensou em comprar pratos legais em uma loja de segunda mão? Assim não precisa ser tão caro e você pode encontrar pratos bem festivos. São bem mais elegantes que os descartáveis e mais firmes também.

Se tiver fazendo uma festinha para crianças, existem pratinhos coloridos reutilizáveis de plástico. Bem leves, não quebram e são super fáceis de lavar.

Você está recebendo uma grande quantidade de convidados em sua festa ecológica? Escolha pratos e talheres compostáveis. Não se esqueça de fornecer lixeiras indicando onde cada item vai para começar o processo de reciclagem de forma certa.
E lembre-se, muitos produtos feitos de bambu ou madeira podem ser reutilizados várias vezes!

Pratos reutilizaveis segunda mão

Guardanapos

Evite os descartáveis e invista em todas as coisas reutilizáveis.

Chega de guardanapos de papel e toalhas de mesa!
Invista em alternativas de tecido. Nem precisa ser caro.

Guardanapos brancos e toalhas de mesa brancas são um bom ponto de partida, ou escolha cores que combinem com as suas decorações.

No final da festa, é só jogar tudo na máquina de lavar e guardar. Não deve dar mais trabalho do que descer com o lixo e ir comprar novos guardanapos descartáveis.

Idéias de decoração

Decoração em geral

As festas temáticas são divertidas, mas encorajam mais desperdício. Em vez de comprar tudo e jogar as coisas fora depois, você pode optar por alugar também. Essa prática já é muito comum no Brasil e é maravilhoso para evitar lixo!

Você quer trazer um pouco de natureza dentro de casa e da festa? Use plantas e flores como decoração. Você pode usar a planta ou flor inteira ou só a pétalas espalhadas pela mesa. Flores secas são ótimas também como decoração e podem ser reutilizadas várias vezes além de ficar bonitas na sua casa.

Balões & Bandeirolas

Acho que todos nós podemos concordar que os balões são o símbolo para uma festa. Mas todos são de plástico e geram bastante lixo não-reciclável. Felizmente, existem alternativas ecologicamente corretas aos balões.

Você poderia fazer os seus próprios bandeirolas de papel ou tecido. Pode levar algum tempo, mas o bom é que você pode usá-los em sua próxima festa ecológica. Seja criativo com cores e formas.

Não está muito confiante nas suas habilidades criativas? Não se preocupe, você pode facilmente encontrar bandeirolas artesanais em lojas de varejo ou online 🙂

festaecologica_decoracao
Escolha decorações reutilizáveis feitas de papel ou tecido.

Dica: Ao fazer ou comprar estas decorações, escolha cores que possam ser usadas em vários eventos. As cores neutras são sempre uma boa idéia. Ou considere a compra de bandeirolas em giz, aqui você pode simplesmente apagar o texto e escrever novas mensagens toda vez que usá-los.

Festas a noite

A sua festa começa mais tarde? Já pensou em usar cordas de luz ou lanternas solares? Tudo o que você precisa fazer é lembrar-se de colocá-las ao sol com antecedência.

decorações de mesa

Quanto às decorações de mesa, você pode reunir algumas ervas e flores em alguns frascos. Coloque-as no centro da mesa e alterne-as com algumas velas de cera natural ou lanternas de vela. Você não precisa necessariamente comprar novas, você pode pedir emprestado a amigos e vizinhos ou ir à loja de segunda mão próxima.

Além disso, da próxima vez que comprar flores, considere secá-las depois. Você pode usá-las para decorar sua mesa e criar uma verdadeira sensação de boho na seguinte festa ecológica.

Festas ecológicas para crianças

Fazendo uma festa ecológica para as crianças? Então faça bandeirolas de dinossauros ou de fadas, ou o que seu filho preferir. Eles podem ser usados depois como decorações de quarto.

Coloque alguma cor na sala usando correntes de papel ou de flores. Você pode comprá-las na loja ou simplesmente fazê-las você mesmo.

Os serpentinas de papel ou de tecido são outra maneira de trazer alguma cor em sua festa ecológica, e também podem ser interativos. Prenda-os a um taco e as crianças podem brincar com eles enquanto correm por aí.

Deseja algumas atividades para as crianças? Deixe-os fazer pompons de tecido. É com vantagens para todos, as crianças são entretidas e você tem novas decorações para festas ecológicas. Os seus filhos vão ficar orgulhosos e você também!

Faça as suas próprias decorações de festa e reutilize-as para as próximas festas.

Pompons de tecido

festaecologica_pompons
Fazer pompons é uma atividade divertida para crianças e você pode usá-los como decorações para sua próxima festa ecológica.

Como fazer pompons de tecido:

1. Cortar duas formas de donut em papelão resistente. O tamanho de seus donuts vai definir o tamanho de seu pompom.
2. Junte as duas peças e enrole seu fio. Repita até que todo o papelão esteja coberto. Quanto mais fio você usar, mais grosso será o seu pompom.
3. Cuidadosamente corte entre os dois donuts com sua tesoura. Mantenha seu pompom junto enquanto corta.
4. Enrole o fio entre o papelão e amarre-o firmemente no lugar.
5. Retire os donuts e apare o pompom para criar um globo uniforme.

Ingredientes:

  • ½ xícara de detergente para louça ecologicamente correto.
  • 5 xícaras de água macia ou água destilada
  • 2 colheres de sopa de glicerina vegetal ou xarope de milho leve ou mel

Como fazer? Misture em um recipiente e deixe-o descansar por uma noite.

Bolhas de sabão

Os seus filhos gostam de soprar bolhas de sabão? Faça sua própria solução de bolhas ecológica e comece a soprar.

Use canudos reutilizáveis para soprar ou deixe as crianças criarem as suas próprias varinhas de bolhas.

Quer distribuir sacolas de presente de festa ecológicas para os seus pequenos convidados?

Considere assar queques ou bolos. Não use saquinhos de plástico para embalar, mas sim saquinhos de papel. Com antecedência, você poderia deixar seus filhos decorarem as sacolas de papel com carimbos, adesivos ou impressos temáticos. Eles provavelmente vão adorar e dá um toque pessoal ao brinde.

Outra idéia é dar algo que as crianças criaram durante a festa, como massa para brincar, coelhinhos de meia ou os pompons caseiros mencionados acima.

comida e bebidas para a sua festa ecológica

Comida

Agora a parte mais importante da festa: comida! Se você quer convidados felizes, você vai precisar de comida 😉 Mas tem como fazer isso sem criar tanto lixo? Tem sim!

Você pode reduzir seu impacto ambiental de muitas maneiras.

  1. Compre comida local e escolha frutas e verduras da estação.
  2. Evite comida pré-embalada. Em vez de servir chips, corte algumas cenouras, couve-flor, pimentões em fatias finas e sirva com um molho gostoso (amo maionese e ketchup misturado). Bem mais saudável e super fácil. A mesma coisa vale para pão de alho. Sabia que é super fácil de fazer? É literalmente manteiga com alho cortado. Você pode adicionar umas ervas como sal, pimenta do reino e salsinha.
  3. Deixa cada um dos seus convidados se servir. Assim eles pegam só o que realmente vão comer e não terá tanto desperdício.
  4. Ainda tem muitas sobras? Guarde todo em recipientes e distribua tudo entre os seus convidados ou vizinhos para evitar desperdício de comida.

Você também pode ser criativa com sua comida e usar meia melancia ou meio abacaxi como tigelas, por exemplo, nas quais você pode então servir salada de frutas ou um ponche. Isso economizará até mesmo algum espaço na máquina de lavar louça ;-).

Evite desperdício de comida o máximo possível.

Bebidas Ecológicas

É bom investir em um grande distribuidor de bebidas (talvez até mais de um) para usar em cada festa. Assim, você pode fazer seu próprio cocktail, limonada ou chá gelado. Ou ainda melhor: basta enchê-lo com água, gelo e fatiar algumas frutas para ter a sua própria água aromatizada.

Algumas combinações que a gente ama são:

  • Água com morango e limão
  • Água com toranja e alecrim
  • Água com pepino e menta

É tão fácil e as pessoas podem se servir sempre que gostam de um refil, o que significa que você não corre para todo canto e lado indo buscar mais bebidas.

festaecologica_bebidas
Faça seu próprio cocktail, chá gelado ou água aromatizada e sirva-os em grandes dispensadores de bebidas.
Use cubos de gelo caseiros para servir em suas bebidas, e coloque algumas ervas ou frutas para aromatizar os seus drinks!.

A beleza está no detalhes! Faça os seus próprios cubos de gelo e use algumas ervas, frutas ou legumes para dar sabor.

Quer servir muita cerveja em sua festa ecológica? Considere o aluguel de um barril de cerveja!

Mantenha seus alimentos protegidos de insetos e do sol usando coberturas reutilizáveis, como panos de cera. O filme plástico é do passado! Verifique esses panos de cera em nossa loja. Esses panos reutilizáveis são maravilhosos, biodegradáveis e têm umas estampas lindas!

O presente ideal para sua festa ecológica

É claro que todos nós gostamos de receber presentes quando damos uma festa. Mas com que frequência você já recebeu um presente que não gostou muito?

Vamos evitar que seus presentes acabem em algum lugar escondido da casa. Você poderia tentar trabalhar com uma lista de desejos, por exemplo, ou simplesmente pedir uma pequena contribuição para algo que você quer muito.

Não esqueça que você pode sempre optar por presentes sustentáveis, como barras de shampoo ou sais de banhoOu por que não pedir uma bela planta nova?

Consulte também nosso blog sobre embalagens sustentáveis.

Conclusão

ufa! Chegamos ao final! São tantas dicas, que você provavelmente já está querendo começar agora né? 😀

Temos certeza que a sua festa vai ser uma para ser lembrado e que várias pessoas vão querer fazer a mesma coisa para a festa deles. Assim a gente impacta outras pessoas de forma legal sobre como ser sustentável e logo logo vamos entender que não é necessário criar todo esse lixo. É muito legal ver como ser mais sustentável e mais legal ao mesmo tempo podem ser a mesma coisa. Às vezes é só ser um pouco criativa com uma ajudinha da gente para começar 🙂

Tem mais idéias que não incluimos aqui? Adicione aqui nos comentários. 🙂

3 passos

mais dicas ecológicas?

Inscreva-se no newsletter

Para receber 1 email cheio de dicas legais todo mês

Receba o nosso e-book de brinde

Com 75 das nossas melhores dicas junto com o newsletter

Comece a sua jornada

Escolhe uma das dicas e comece a implementar no seu dia a dia. É fácil assim!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe uma resposta

Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.

OBRIGADA!

O seu PDF está te esperando!
Pronta para começar? :)

guia de tamanhos absorventes reutilizáveis korui

Natural

O seu guia de

tratamento capilar

Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?