facebook

Como reaproveitar lixo orgânico | Faça essas 3 coisas

PECOH

janeiro 25, 2022

Loja Produtos Sustentáveis e Naturais

Por quê separar o lixo orgânico do reciclável?

É fácil pensar que uma casca de uma banana não vai fazer a diferença. No final, ele é biodegradável e vai desaparecer, não é?

Hmm, infelizmente isso não é o caso.

A casca de banana, pode entrar em contato com um pedaço de papel e sujar a folha assim que ela não vira mais reciclável. Ou colocamos a banana dentro de uma sacola ou uma garrafinha para não sujar a nossa bolsa e pode contaminar o processo de reciclagem da sacola ou da garrafa.

Para poder reciclar qualquer material, o material em si precisa estar limpa, sem nenhuma contaminação. Assim que graxos, óleos e outros materiais entram no processo, o processo inteiro pode ser em vão, já que os óleos podem afetar o resultado e a qualidade final do produto reciclado.

E infelizmente ninguém vai se dar o trabalho de tirar o seu lixo orgânico das sacolinhas ou garrafinhas.

Por isso que a sacola junto com a casca de banana provavelmente vão acabar no aterro.

Está bom, perdemos a chance de reciclar a garrafa ou a sacola, mas a casca de banana e o resto do lixo orgânico se decompõe, então não tem problema.

Não é?

Se decompõe sim, mas aqui vem a verdade:

Lixo orgânico precisa de oxigênio para se decompor direitinho. Sem o oxigênio, o lixo orgânico entra em um processo anaeróbico, ou seja, sem o oxigênio que precisa. Neste processo, um gás de estufa metano é produzido. E esse gas é 25x mais potente do que CO2! Então ele vai contribuir muito mais no processo de aquecimento global.

Isso é então por quê você deveria separar o lixo orgânico do reciclável o máximo possível.

Como reaproveitar o lixo orgânico na cozinha

como reaproveitar o lixo orgânico

Então entra a questão de como reaproveitar o lixo orgânico o máximo possível antes de jogar fora e o que fazer com o lixo orgânico que sobra depois.

1. como reaproveitar o lixo orgânico

Existem várias maneiras de reaproveitar o lixo orgânico, dependendo do tipo de lixo.

Frutas

Depois de preparar uma salada de frutas ou uma vitamina gostosa, um monte de cascas de frutas sobram. Em vez de jogá-las direto no lixo ou na sua composteira, você pode congelá-las para usar depois em água aromatizada. Super gostosa e te incentiva a beber mais água!

O visual pode ser diferente, mas o gosto vai ser o mesmo de comprar frutas novas para fazer água aromatizada. Não esquecendo que você poupa dinheiro também!

Você pode evitar o lixo de limão, expremendo o suco e congelando. Ou fervendo pedacinhos de limão em água para passar um cheiro cítrico na casa toda ou usar em produtos de limpeza caseiros.

(c) Mick Telkamp

legumes e verduras

Qualquer parte que você não come dos seus legumes (até cascas de cebola e de alho), você pode juntar em um pote e congelar.

Assim que tiver o suficiente, jogue tudo em uma panela de pressão, adicione sal e pimenta e enche com água. Deixe ferver durante uma hora e pronto, você tem o seu próprio caldo de legumes. É só guardar na geladeira até fazer um arroz, risotto, sopa ou molho gostoso, ou até beber puro em um dia mais frio.

Agora você joga o resto com o lixo orgânico ou na composteira.

Super fácil né. Não gasta nenhum tempo a mais, você reaproveita os seus legumes e não precisa mais comprar caldo, nem legumes frescos para isso. Perfeito para evitar lixo orgânico!

café

Depois de fazer o seu café, guarde o resto do café moído em um pote e use como esfoliante corporal durante o seu banho. Você pode adicionar um pouco de óleo de coco se quiser para deixar mais fácil de espalhar.

É ótimo para usar de manhã, especialmente para quem quer acordar e adora o cheiro de café!

Esfoliantes Naturais de Café

2. Lixo orgânico transformado em adubo

Depois de usar esses truques acima para aproveitar ainda mais das suas frutas e legumes, vem a última etapa de como reaproveitar o lixo orgânico.

É a compostagem claro!

Se você faz a compostagem doméstica, provavelmente será com minhocas, mas pode fazer sem nada também. É só deixar bastante ar passar, sem que pequenos bichos podem entrar para evitar cheiros e bichinhos. Um outro truque para evitar bichinhos é adicionar serragem. Mas sempre deixa oxigênio entrar para evitar a produção de metano.

Com cada nova carga ou novo ‘lote’, você terá o lixo orgânico transformado em adubo super nutritivo para usar nas suas plantas em casa. Ideal para deixar as suas plantas crescerem melhor para purificar o ar e para manter o nível de umidade certa na sua casa.

Conclusão

Agora que você sabe o que fazer com lixo orgânico e como reaproveitar o lixo orgânico, você pode pensar em como reduzir esse lixo orgânico em casa primeiro. Pode ser até mais fácil em vez de reaproveitar. Para tornar a sua cozinha ainda mais sustentável, conheça os produtos da Pecoh!

Temos várias dicas super práticas sobre como reduzir o lixo orgânico aqui que você não vai querer perder!

3 passos

mais dicas ecológicas?

Inscreva-se no newsletter

Para receber 1 email cheio de dicas legais todo mês

Receba o nosso e-book de brinde

Com 75 das nossas melhores dicas junto com o newsletter

Comece a sua jornada

Escolhe uma das dicas e comece a implementar no seu dia a dia. É fácil assim!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe uma resposta

Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.

OBRIGADA!

O seu PDF está te esperando!
Pronta para começar? :)

Natural

O seu guia de

tratamento capilar

Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?