facebook

Como reduzir o lixo doméstico? Dicas para sua rotina

Sim, a quantidade de lixo produzido diariamente é assustadora. Não é de hoje que se levantam questionamentos sobre como reduzir o lixo doméstico e demais formas de produção. 

Mas os nossos alertas nunca estiveram tão ligados para o potencial catastrófico de todos esses materiais despejados no ambiente e a grande conclusão  é: precisamos parar de produzir tanto lixo. 

Isso vale para todos e em todas as esferas. Desde a indústria até chegar em você.

E para te ajudar nessa missão, neste artigo a gente listou algumas medidas que você pode adotar para reduzir o lixo doméstico. Bateu a curiosidade? Segue com a gente e faça uma boa leitura!

Encontre produtos para diminuir seu lixo doméstico na Pecoh!

Como reduzir o lixo doméstico?

Pode acreditar, a resposta para como reduzir o lixo doméstico é mais simples do que você imagina. Toda ação, por menor que seja, é válida. 

Parta do princípio de que não é “apenas uma sacola”, é uma sacola que deixou de ser descartada na natureza. Afinal, a melhor forma de reduzir a quantidade de lixo no planeta, é reduzindo o quanto dele nós produzimo.

Então, assim como a Daenerys, seja um quebrador de correntes e se livre do consumo automático de diversos produtos descartáveis. 

Veja abaixo algumas dicas que preparamos para você!

Usar sacolas retornáveis para mercado

De acordo com a Fiocruz, o plástico leva em média 450 anos para se decompor. Para visualizar melhor o impacto disso, vamos fazer um exercício.

Pensa com a gente, se a média de expectativa de vida de um brasileiro é de 76,6 anos e uma sacola leva pelo menos 450 anos para se decompor na natureza, podemos dizer que cada sacolinha que você consome, vai durar, incluindo a sua, cinco gerações.

Sim, é muito tempo!

Então, para evitar que os fantasmas de plástico puxem o seu pé durante a noite, invista em sacolas retornáveis. 

As famosas ecobags são práticas e podem ser super estilosas. Você sempre pode personalizar e deixá-las com a sua cara. Além disso, o preço delas é super acessível e o material costuma ser de qualidade, o que garante a durabilidade.

Por isso, na hora de ir às compras, pegue a carteira, a máscara, sua garrafinha d’água e exiba sua ecobag com orgulho! 

Reutilizar produtos e embalagens

Na hora de comprar aquela coquinha gelada, priorize as embalagens retornáveis. Além de utilizar a criatividade para tornar embalagens que seriam descartadas em objetos bonitos e funcionais. 

Luminárias, vasos de plantas e até organizadores podem ser confeccionados com garrafas pet, por exemplo.

Além disso, use os produtos completamente, fique atento a data de validade, evitando assim desperdícios e descartes.

Evite desperdício de papel

O papel também é um dos principais materiais que compõem a produção do lixo doméstico. E algumas medidas podem ser tomadas para fazer uma redução. Por exemplo:

  • evite imprimir e dê preferência para anotações no celular, computador e tablets;
  • se imprimir, utilize os dois lados do papel;
  • use uma lixeira exclusiva para descartar os papéis;
  • sempre que possível leve essas páginas para uma companhia de reciclagem.

Sacolas de lixo biodegradáveis

As sacolas  biodegradáveis podem ser usadas na missão de reduzir o lixo doméstico. Elas são feitas de materiais capazes de se decompor em condições corretas de luminosidade, temperatura e umidade.

Ou seja, elas são uma boa alternativa para as sacolas plásticas comuns que, como já vimos, levam mais de 400 anos para terminar a decomposição na natureza e causam impactos ambientais muito preocupantes.

Agora vamos ver como reduzir o lixo doméstico em cada ambiente da casa.

Reduzindo o lixo na lavanderia

Lavar roupas é um assunto que divide opiniões: enquanto uns odeiam, outros acham quase terapêutico.

E neste ambiente também é possível fazer a redução na produção de lixo!

A Pecoh tem produtinhos que realizam uma limpeza eficiente e que são naturais e lixo zero:

As embalagens são biodegradáveis e você pode ficar super tranquilo, por aqui a gente joga no time da sustentabilidade.

Reduzindo o lixo na cozinha

A cozinha é, definitivamente, um dos ambientes mais importantes da casa. É nela que preparamos o alimento, nos reunimos para comer e diversas outras atividades. Mas verdade seja dita, é também um dos locais em que mais produzimos lixo.

E reduzir o lixo doméstico nessa área é um desafio completamente possível. 

Panos de cera e buchas vegetais são opções de materiais sustentáveis para adotar. Elas realizam a limpeza de forma super eficiente e são biodegradáveis.

Reduzindo o lixo na limpeza doméstica

Uma casa mais sustentável tem sido cada vez mais o objetivo de muita gente e isso é ótimo.  Mas ainda existem muitas dúvidas sobre como reduzir o lixo doméstico, adotar uma alimentação mais equilibrada e diversos outros pontos. 

No que diz respeito à limpeza doméstica, é possível contar com diversos produtos naturais que proporcionam a higiene do ambiente ao mesmo tempo em que não agridem o meio ambiente. 

Tudo o que você usa tradicionalmente para limpar a casa pode ser encontrado em versões lixo zero. Multiuso, panos de chão e de prato, esfregões e muito mais. Todos ecológicos e acessíveis.

Encontre produtos para diminuir seu lixo doméstico na Pecoh!

Conclusão

Reduzir o lixo doméstico é uma missão que passa por todos os moradores da casa. Além de  suas vontades de participarem de um movimento super importante e necessário para a qualidade de vida de todo mundo e preservação do planeta.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.
Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: