A primeira coisa em que você provavelmente pensa é a compostagem. Mas sabia que isso pode ser a última solução? Aqui você vai descobrir realmente como reduzir o lixo orgânico.
Mas por que é tão importante evitar lixo orgânico?
por que reduzir o lixo orgânico?
A resposta é bem simples:
Lixo orgânico nos aterros não recebe oxigênio por causa de todo o outro lixo que está em cima dele. Por isso, o processo de compostagem vira anaeróbico. O problema de ser um processo anaeróbico é que o gás metano é produzido.
Talvez já ouviu falar de metano, porque é o mesmo gás de efeito estufa que as vaquinhas produzem. E esse gás é 24 vezes mais potente do que CO2. Então reduzindo a quantidade de lixo orgânico que vai para os aterros é muito importante para evitar aquecimento.
Vamos ver o que podemos fazer antes de jogar as cascas de bananas fora? A gente vai seguir as regras de Lixo Zero: os 5 R’s.
1. Recusar
1. “Aha! Finalmente vou seguir essa dieta minha! Vou recusar comida e para de comer porque é bom para o planeta também!”
ou
2. “Nem pensar! Eu amo comida, é a minha razão de viver! Estou fora desta primeira regra…”
Para quem pensou 2 e quase teve um ataque cardíaco, tranquilo, não é bem isso que a gente quis dizer. Segue umas coisas que você pode fazer sem desistir de comida.
No supermercado
Em vez de ir para o supermercado e ver o que tem (e ser influenciada pelo marketing para te incentivar a comprar um monte de comida), você pode começar a planejar a sua semana antes de ir para o supermercado para só levar o que precisa.
Assim você recusa toda a comida que você não precisa.
Já aconteceu muito comigo que comprava algo que parecia ser legal e acabava levando um carrinho cheio de comida. Mas assim que chegava em casa, percebia que não tinha todos os ingredientes para montar nem uma receita decente.
Isso gerava frustração porque eu tinha que correr rapidinho para o supermercado para comprar ainda mais coisas, e outras comidas ficavam na geladeira até murchar.
Dica Sustentável
Hoje uso aplicativos que me ajudam a planejar a minha semana de comida.
Os benefícios:
1. Poupo tempo no supermercado ou na feira porque já sei exatamente o que vou levar.
2. Evito estresse durante a semana de não saber o que cozinhar todo dia. Muitos desses aplicativos até vêm com receitas prontas já.
2. Reduzir
Compro as plantinhas em casa e utilizo só o que eu preciso! Zero lixo e plantinhas lindas e cheirosas para ter uma cozinha sustentável. E esses cheiros de ervas geralmente acalmam a mente também. É ótimo para uma casa biofílica e relaxante.
Para alecrim e tomilho: essas ervas deixo na geladeira. Uso o máximo possível enquanto está fresco, mas se deixar por mais tempo na geladeira, elas começam a secar. Assim é que nem ter ervas secas. É ótimo para reabastecer o pote de ervas secas que são super caras no supermercado.
- Para cebolinha, salsinha, menta, gengibre, …: assim que chegar em casa depois da feira, já começo a cortar em pedacinhos menores, coloco em um pote e congelo. As ervas desta forma podem durar até meses e ficam fresquinhos. E como são folhinhas finas, elas descongelam rápidos e consigo colocar diretamente na comida quentinha. Sem trabalho de ficar cortando na hora e sempre tenho qualquer erva em casa. É perfeito!
Com esses truques economizo dinheiro e me sinto super esperta toda vez que pego as minhas ervas da geladeira. Me poupa bastante tempo também e já recebi vários elogios sobre o meu sistema! Agora você pode ser tão esperta quanto 🙂
Ainda sobrou mesmo depois de planejar?
HORTIFRUTI ENGRAÇADO
3. Reutilizar/ Reaproveitar
Legumes
Dica Sustentável
Quanto tiver legumes o suficiente, é só jogar em uma panela de pressão, cobrir com água, jogar sal, pimenta, ervas se quiser e cozinhar.
O resultado é um caldo saboroso fresquinho, com a quantidade de sal que você quer, para usar em risotos, sopas, molhos, arroz, ... O que você quiser.
FRUTAS
As cascas de muitas frutas congelo também. Especialmente as frutas cítricas que as minhocas na composteira não gostam muito.
Aí eu uso:
- Para colocar em um drink ou para aromatizar água (junto com ervas se quiser. Por exemplo menta),
- Para fazer um multiuso natural com vinagre e cascas de limão ou laranja,
- Eu não faço muito doces, mas tenho amigas que usam a casca também para fazer um doce de maracujá ou bolo de laranja.
Àgua de batatas
Sei que água não é bem comida, mas é algo que joga fora para fazer comida.
A água usada para ferver batatas, arroz e massa, eu jogo nas plantinhas em casa. Enquanto você não usou muito sal (azeite é melhor) e não joga quente (meio óbvio), a água vai estar cheia de amidos, algo que ajuda as suas plantas a crescerem.
Café Moído
Não tem uma maneira melhor de como reduzir o lixo orgânico de que simplesmente não ver como lixo. Este é o caso para café moído. Tenho um pote dedicado na cozinha onde jogamos o café moído. Daí quando tomo um banho, uso o café moído como esfoliante no banheiro. Você pode usar o café puro ou fazer a sua própria mistura. Segue aqui umas receitas caseiras de esfoliantes naturais.
ESCOVA DE BAMBU
Não é bem lixo de cozinha, mas é compostável e reutilizo na cozinha: é a escova de dente de bambu. Em vez de jogar na composteira, eu uso para marcar as minhas plantas. Claro que você vai tirar as cerdas primeiro. Esses vão no lixo plástico se usar essa escova de bambu aqui.
4. Compostar
conclusão
P.S.: Se quiser receber um cupom para as bioembalagens de cera, inscreva-se no newsletter. Vou te passar várias dicas legais + um cupom para a sua primeira compra 😀
- 6 maneiras de reaproveitar potes de vidro - junho 30, 2022
- 5 maneiras simples de reduzir o lixo na cozinha - junho 29, 2022
- Alternativas caseiras e naturais para multiuso - maio 27, 2022