facebook

Como transformar sabonete sólido em sabonete líquido?

Existem várias razões para querer tornar uma barra de sabonete em um sabonete líquido. Você pode achar que um sabonete líquido é mais prático, mais rápido ou que faz menos sujeira após o uso, por exemplo. Mas se o seu sabonete preferido só vem em barra? Ou talvez queira economizar nas emissões geradas durante o transporte… Quem sabe você prefere sabonete sólido mesmo, mas tem um monte de ‘restinhos’ que não quer jogar fora. Talvez você queira criar o seu próprio sabonete líquido com as suas fragrâncias preferidas mas não tem tempo para começar do zero, ou queira adicionar glicerina ao sabonete que você tanta gosta para dar uma característica hidratante.
 
Seja a razão que for, todas são válidas e felizmente é superfácil de fazer! Seguem os passos e as nossas dicas aqui abaixo.
 

Vamos começar com os materiais que você vai precisar:

  • Uma panela simples
  • Uma colher para misturar
  • Uma faca ou ralador
  • 100gr de sabonete sólido. Podem ser restinhos de vários sabonetes sólidos juntos — Aqui a gente usou a versão com óleo de amêndoas doce e cupuaçú da Barra de Sabão. Ele cheira incrívelmente bem e é artesanal e vegano 🙂
  • 1 litro de água (se tiver água da chuva, pode usar. Se preferir água destilada, sem problemas também)
  • Um liquidificador
  • Um dispenser ou recipiente para aplicar o sabão após pronto
  • Glicerina (opcional)
  • Óleos essenciais (opcional)

Agora que temos todos os materiais e ingredientes, vamos lá!

ETAPA 1

Corte ou rale o sabonete em pequenos pedacinhos. Uma dica para quem tem pouco tempo ou pouca paciência: quanto menor os pedacinhos, mais rápido o sabonete vai derreter na água 😉
 

ETAPA 2

Esquente a água até ferver (para tirar todas as bactérias). Deixe esfriar durante 1-2 minutos.
 

ETAPA 3

Junte a água os pedaçinhos de sabonete e misture até o sabonete derreter. Se quiser adicionar glicerina vegetal, agora também é a hora!
 
Quando os pedacinhos derreteram, a ainda mistura vai estar beeem líquida, sem muita consistência. Não se preocupe, ela vai ficar mais grossinha. Deixe a mistura esfriar durante 15 minutos. Agora o sabonete já deve ficar um pouco mais consistente.
 

Etapa 4

Coloque a mistura em um pote e deixe o sabonete esfriar durante 12 a 24 horas. Depois, verifique se a consistência do sabonete é aquela que você prefere. Se quiser que o sabonete fique mais ralo, ou menos consistente, esquente a mistura de novo e adicione um pouquinho mais de água. Se o sabonete está líquido demais, adicione mais uns pedacinhos de sabonete sólido.
 
Dependendo da marca, você vai precisar de mais ou menos água. Cada sabonete é diferente, então é possível que você vai ter que experimentar um pouquinho na primeira vez. É bom anotar as quantidades certas que você usou para este sabonete específico para a próxima vez 😉

Etapa 5

Antes de jogar no dispensador vazio, você pode deixar o seu sabonete líquido mais homogêneo colocando-o no liquidificador.

Etapa 6

Se você estiver satisfeito com a consistência do seu sabonete, adicione os seus óleos essenciais preferidos para dar aquele cheiro maravilhos ao seu sabonete. Sempre tome cuidado com os óleos essenciais que você adiciona, existem vários tipos com diferentes propriedades para você e para sua pele.
 
DICA: Para quem quer verificar quais óleos essenciais são bons, o site da Paula’s choice inclui uma opinião sobre vários ingredientes, incluindo os óleos essenciais.
 
 
Pronto! Agora é só colocar o sabonete no seu dispensador super estiloso e se sentir feliz e totalmente relaxada toda vez que usar o seu próprio sabonete 🙂

Conclusão

Compartilhe o seu resultado com a gente no instagram @pecohbrasil. Gostaríamos de ver quais óleos essencias você combinou e o design do seu dispenser!
 
Quer usar o sabonete que nós usamos? Clique aqui!
 
Boa sorte!
 
 
 
Um verde abraço,
PECOH Lixo Zero - Produtos Sustentáveis Logo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.
Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: