facebook

Como viajar de forma sustentável?

PECOH

maio 11, 2022

Website Template Blog (Horizontal)) (2)

Viajar de forma sustentável significa que você reduz a quantidade de lixo e evita emissões o máximo possível dirante a viagem.

E sim, viajar tira a gente da nossa rotina. Não sabemos se podemos beber a água da torneira ou não trouxemos a nossa garrafa reutilizável. Ou a gente vai para o supermercado, mas a nossa sacola reutilizável ainda está em casa. E é muito maos fácil chamar um uber do que tentar entender como o transporte público funciona.

Viajar também quer dizer viajar de avião na maioria dos casos, o que emite bastante emissões e aumenta a sua pegada ecológica significativamente. Então provavelmente você já se sentiu culpada ou alguém te falou que não pode mais viajar de avião.

Mas então, se você realmente se preocupa com o meio ambiente, isso realmente significa que você tem que dizer adeus aos seus planos de viagem?

Claro que não!

Como fazer então? Não se preocupe, pois criamos uma lista de dicas simples para ajudá-lo a começar a viajar de forma sustentável.

Então, como você se torna um viajante sustentável? Confira aqui em baixo.

Reserve acomodações eco-friendly

O que é uma das primeiras coisas que você quer reservar?

Acomodação! Então porque não ficar em um hotel que faz a sua parte para o meio ambiente?

O que isso significa?

Alguns hotéis têm uma certificação ecológica, enquanto outros mostram em seu site que são sustentáveis.

Por exemplo, o hotel tem uma política de zero plástico? Eles usam sabonetes naturais? Lavam as toalhas sempre ou pode reutilizar? O que eles fazem para evitar lixo e o que fazem com o lixo depois?

Sim, isso é um pouco mais difícil de descobrir, então por isso você pode procurar por selos, jogar ‘hoteis sustentáveis em cidade X’, ou ‘ecolodges em cidade X’ no google, olhar o site para ver se existe uma política sustentável, ou simplesmente mandarbm um email.

O meu método preferido é jogar no google. Geralmente os hotéis são mais agradáveis e super aconchegantes 😊

Utilize meios de transporte sustentáveis

Viajar de forma mais sustentável também significa optar por caminhar ou andar de bicicleta para conhecer a cidade. Não é apenas bom para o meio ambiente, você também pode ver becos bonitos e praças idílicas que você provavelmente nunca teria visto se tivesse andado de carro. 

Além disso, está fazendo exercício durante o dia, o que é uma forma perfeita de compensar todos aqueles deliciosos pratos de comida local 😉

Precisa percorrer distâncias maiores? Pegar transporte público como o ônibus ou o metrô também é uma possibilidade, além de usar aplicativos como Bla Bla Car.

Caminhe quando você estiver explorando um destino. Você descobrirá bonitos becos e praças pitorescas.

Use protetor solar ocean-friendly

Você pode ainda não estar ciente das substâncias nocivas no protetor solar, mas a pesquisa já provou que uma gota de protetor solar tóxico no oceano pode ser fatal para os recifes de coral no fundo do oceano.

Oxibenzona, octisalato e octinoxato são os culpados. Portanto, ao se preparar para suas próximas férias ensolaradas, compre protetor solar com ingredientes alternativos como: óxido de titânio ou óxido de zinco, ou use roupas protetoras (especialmente para os pequenos)

Diga não ao plástico

O plástico está ao nosso redor e não apenas na nossa vida cotidiana, mas também nas nossas viagens.

Pense em todo o plástico de uso único que você encontrar; canudos ao pedir bebidas, sacos plásticos ao fazer compras, embalagens de alimentos no avião ou ao pedir comida para levar…

Não tenha medo de dizer não ao plástico em sua viagem para se tornar um viajante sustentável! Coloque uma sacola de compras reutilizável na sua male, junto com a sua garrafa de água reutilizável, coma fora ou prepare uma refeição caseira. E será que você realmente precisa desse canudo na sua bebida? 🙂

Website Template Blog (Horizontal))
Evite o máximo de plástico que puder quando viajar de forma sustentável.

Considere comer pratos vegetarianos

Os hábitos alimentares são um tema pessoal, portanto, nunca devemos julgar uns aos outros sobre isso. Mas já sabemos que a indústria da carne tem uma grande participação na causa dos danos ambientais.

Quando você tiver essa possibilidade, escolha de vez em quando um prato à base de vegetais. Talvez você descubra que cada vez mais restaurantes vegetarianos ou veganos estão surgindo em todas as partes do mundo, geralmente com mais frequência em cidades maiores.

Mas não se preocupe, na maioria dos restaurantes em geral, você encontrará várias opções com base em plantas. E deixe que eles o surpreendam; eles geralmente são deliciosos!

E não se esqueça de provar os pratos locais e os produtos locais. Você experimentará parte da cultura do destino e dará o próximo passo quando viajar de forma sustentável.

Reduze as viagens aéreas quando possível

Quando viajar de forma sustentável, é bom considerar a possibilidade de reduzir o número de vôos para destinos distantes a cada vez.

Já pensou em fazer um ‘staycation’ com a sua família? Explore locais de férias, parques nacionais ou cidades próximas de sua casa.

Você descobrirá que nem sempre é preciso viajar para encontrar praias encantadoras e comidas deliciosas. Desta forma, você não só evitará mais poluição, como também economizará muito dinheiro.

Se não tiver opção, existe a possibilidade de compensar o carbono. Muitas linhas aéreas já oferecem essa opção

Opte por 'slow tourism'

Não salte de um lugar para outro enquanto viaja, mas crie espaço para relaxar, misturar-se com os habitantes locais e dedicar tempo para explorar a fundo o destino. Afinal, não foi por isso que você escolheu viajar em primeiro lugar? 😉

Ao aprender tudo sobre viajar de forma sustentável, o conceito de ‘slow tourism’ é certamente algo que você irá apreciar. Ele permitirá que você esteja mais atento e te deixa a chance de realmente aproveitar o lugar em vez de correr de um lugar para outro.

Além disso, quando você ficar em algum lugar por um período de tempo mais longo, as chances são maiores você economizará dinheiro ao escolher um lugar para alugar ao invés de um hotel caro.

Compras na viagem

É provavelmente muito tentador comprar muitas coisas ao explorar um novo lugar, mas tente não exagerar e prestar atenção se suas lembranças são feitas de materiais sustentáveis. Ao lado disso, tente evitar produtos de origem animal, como peles ou couro. Comprá-los significaria apoiar sua exploração.

Além disso, apoie as empresas locais, em vez das grandes lojas de varejo internacionais. Assim, você terá algo realmente única e uma lembrança boa.

Faça escolhas sustentáveis enquanto faz as malas

Como mencionado anteriormente, uma boa preparação é recomendada quando você vai viajar de forma sustentável. Quanto mais leve a sua mala, mais leve o avião e menos emissões ele irá liberar. Eu sei que nem sempre é fácil, especialmente se você for que nem eu, mas tente fazer a mala de forma mais leve possível. Você não precisa realmente de uma roupa nova todos os dias, certo? 

Então, como você pode fazer as malas quando viajar de forma sustentável?

Se você ainda não trocou seus frascos de shampoo por barras de sabão sólido, agora é a hora de ir começar! Isso economiza muito espaço e peso na sua mala. Além disso, estes produtos naturais são muito mais saudáveis para a sua pele e cabelo.

E isso é algo que vai gostar de saber: você pode levar as suas barrinhas na bagagem de mão.

Outra dica interessante para economizar algum espaço é enrolar suas roupas ao embalar. Ocupa bem menos espaço! Outra vantagem que você notará é que suas roupas estarão muito menos amarrotadas e quando você abrir sua bagagem poderá ver todas as suas roupas de uma só vez. Fácil de manter sua mala organizada, não é? Assim, economiza malas, dinheiro e emissões de não precisar lavar várias malas!

 

Mais dicas para fazer a sua mala:

  • Escolha roupas em cores lisas, elas serão fáceis de combinar
  • Pense em artigos multifuncionais para trazer; por exemplo, um lenço pode servir como um tapete de piquenique, uma almofada (na praia/no avião), para manter você aquecido, como um lenço de cabeça….
  • Para viagens curtas, você poderia usar somente bagagem de mão.
  • Escolha sapatos versáteis: um par de sapatos esportivos virá a calçar para correr, caminhar, esportes. E os chinelos são bons em praias, piscinas e chuveiros.
  • Para viagens mais longas: traga uma barra de lavanderia sólida para poder se lavar em viagem, desta forma você pode trazer ainda menos roupas.
  • Não está viajando sozinho? Compartilhe algumas coisas com seu parceiro de viagem (como um secador de cabelo ou um kit de primeiros socorros).
Ao viajar de forma sustentável, tente fazer escolhas sustentáveis enquanto faz as malas.

Viver de forma mais sustentável em hotéis

Estou convencido de que quando você está em casa, não troca seus lençóis, não aspira seu piso ou não lava suas toalhas todos os dias. Então, por que você faria isso quando está de férias?

Você poderia evitar tanto uso desnecessário de água e energia ao pendurar o sinal “não perturbe” em sua porta durante o dia. A única coisa que você tem que fazer ao sair de seu quarto pela manhã é: desligar as luzes e o ar condicionado, arrumar o quarto e pendurar suas toalhas. Apenas um pequeno esforço, certo? Mas outro grande passo para viajar de forma sustentável.

Pequenos esforços que farão uma grande mudança quando viajar de forma sustentável

  • Ao sair da praia, sempre leve seu lixo e talvez até pegue algum lixo extra que você encontre ao longo do caminho de volta…
  • Reserve vôos diretos (quando possível, é claro), já que a maioria do combustível é queimado durante a decolagem e o pouso.
  • Está tendo um dia de praia? Traga sua própria comida e talheres.
  • Não desperdice comida e tente terminar seu prato. Em muitos países eles não fazem compostagem e assim seus restos acabarão no aterro sanitário.
  • Faça compras localmente.
  • Obedeça a todos os sinais e respeite as advertências nos parques nacionais ou ao longo da estrada. Eles estão lá para manter você, a flora e outros pontos de referência seguros.
Traga sua própria comida e talheres quando tiver um dia na praia.

Conclusão

Viajar de forma sustentável às vezes pode parecer uma tarefa impossível, mas com as dicas mencionadas acima você já pode fazer a mudança! E é mais fácil do que a maioria de nós pode pensar.

Uma vez que você começa, é tudo uma questão de estar atento às escolhas que você faz. Você verá que em breve, viajar de forma sustentável se tornará um hábito.

E lembre-se, com cada destino você sempre tem a escolha de viajar de forma sustentável e reduzir sua pegada de carbono. Mesmo o menor ato consciente fará uma grande mudança!

Para já começar com o primeiro passo, em nossa loja temos barras de shampoo sólidos e naturais maravilhosos!

Boa viagem e aproveite!

PECOH

3 passos

mais dicas ecológicas?

Inscreva-se no newsletter

Para receber 1 email cheio de dicas legais todo mês

Receba o nosso e-book de brinde

Com 75 das nossas melhores dicas junto com o newsletter

Comece a sua jornada

Escolhe uma das dicas e comece a implementar no seu dia a dia. É fácil assim!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe uma resposta

Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.

OBRIGADA!

O seu PDF está te esperando!
Pronta para começar? :)

Natural

O seu guia de

tratamento capilar

Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?