facebook

Como decorar a mesa de Natal

A primeira coisa que os seus convidados de Natal veem é a mesa e a decoração. Então é importante que ele traz toda a magia de Natal né. Mas como decorar a mesa de Natal? E será que podemos fazer isso de forma sustentável, natural e barata?

Claro que sim!

Criamos uma lista cheia de ideias de decoração de mesa de Natal.

Está pronta para criar uma mesa mágica este ano?

O que você vai precisar

Decorar a mesa de Natal de forma sustentável, natural e chique não é difícil. Nem precisa ser caro ou estar cheia de coisas.

Aqui uma lista das coisas que vai precisar:

  • Guardanapos reutilizáveis lindos
  • Peça de centro da mesa
  • Pratos, talheres, … o básico
  • Luzes ou velas
  • Cadeiras
  • Bônus: pano de cera & multiuso

Decoração de mesa de Natal Sustentável

guardanapos reutilizáveis

Este ano montamos a decoração de mesa de Natal com 3 ingredientes simples que você acha em qualquer mercado (ou geladeira):

  • Alecrim
  • Canela (inteira, não em pó)
  • Laranja seca (é bem fácil fazer no forno em casa)
  • Uma carta. Aqui usamos papel de semente que pode ser plantado depois. No outro lado da carta, cada um pode escrever um desejo e colocar ou na árvore de Natal ou plantar para brotar depois. A gente adorou a simbolização por trás.

O alecrim, canela e laranja vão trazer um leve cheiro natural, típico de Natal. O cheio também faz parte da experiência e a sua mesa de Natal vai trazer a experiência completa!

Como decorar a mesa de natal com guardanapos reutilizaveis
É bem fácil decorar a mesa de Natal com estes guardanapos. Você também pode usar guardanapos coloridos. A mais importante é que sejam reutilizáveis.
Decorar mesa de Natal com guardanapos reutilizaveis
Em vez de jogar o alecrim ou a laranja fora, os convidados podem colocar na água deles para aromatizar. A canela pode usar de novo em uma outra ocasião ou até para cozinhar. Super sustentável e Lixo Zero!
Decorar mesa de Natal com cartas
Você também pode decorar os seus guardanapos de Natal com cartas de papel normal (é só reciclar depois). Use para escrever um desejo seu para os seus convidados ou para escrever o nome deles (ou os dois). Existem cordas de papel ou de tecido. Se for escolher de tecido, escolhe um material natural como algodão. / Crédito: Pinterest
Arvore de Natal Sustentavel com cartinhas recicláveis
Você pode colocar as cartinhas com os desejos de cada convidado depois na árvore de Natal. Não fica lindo e mágico? / Crédito: Pinterest

De qualquer forma, não fique com medo de experimentar com decorações naturais para a sua mesa de Natal. Flores, folhas, pinhas, … tudo vale e pode ficar super bonito! Recomendo usar uma corda de sisal porque é mais natural e é 100% biodegradável. Também é uma boa ideia escolher uma ou duas cores ao máximo (além de cores neutros e verdes).

peça de centro de natal

Olha só essa peça de centro de mesa para Natal:

A decoração de Natal é totalmente natural, menos a árvore e as luzes. A gente reutiliza essa árvorezinha de novo todo ano.

O que colocamos aqui é parecido aos guardanapos para ficar no tema, mas adicionamos alguns outros itens também:

  • Galhos de eucalipto (mais algo bem cheiroso)
  • Pinhas naturais

Em vez de usar laranja seca, você pode também usar maça ou abacaxi seco, colocar lichias ou deixar uma romã inteiro por exemplo. Dependendo das cores que você prefere este ano, você coloca o que preferir. A sua imaginação é o limite 😉

Se quiser ser ainda mais sustentável, essas frutas estão na estação em dezembro:

  • abacaxi,
  • ameixa,
  • banana-prata,
  • cereja,
  • damasco,
  • figo,
  • framboesa,
  • graviola,
  • kiwi,
  • laranja-pera,
  • limão,
  • lichia,
  • maçã,
  • manga,
  • maracujá,
  • melancia,
  • melão,
  • nectarina,
  • pêssego,
  • romã,
  • uva e
  • coco verde

Uma dica para a luzes de Natal: quanto mais você esconde o cabo, melhor o efeito de magia. Pode te dar um pouco de trabalho a mais, mas vale toda a pena!

 

Também nunca vai errar com flores ou folhas (secas). Ou até uma pequena árvore de Natal.

Uma árvore de Natal para decorar a mesa de Natal
Uma pequena árvore de Natal também fica lindo como decoração da mesa de Natal. O legal é que pode plantar esse no seu jardim ou doar para a cidade. / Crédito: Country Girl Home
Uma peça de centro de mesa de Natal como decoração de Natal
Peça de centro par decorar a mesa de Natal: como decorar com velas e folhas naturais. / Crédito: One Kindesign
Repintar folhas em ouro para decorar a mesa de Natal
Seja super criativa e crie um ar chique com tinta em spray de ouro para decorar a mesa de Natal. / Crédito: Pinterest
Um tema vermelho para decorar a mesa de Natal
Se gostar muito da cor vermelha, você pode usar flores vermelhas. Use as cores que preferir com flores, folhas e frutas (da estação). / Crédito: Vera Moraes

pratos, talheres e taças

Agora que já decorou a sua mesa de Natal com uma peça de centro sustentável e que já têm os seus guardanapos prontos, vamos aos pratos, talheres e taças.

Você provavelmente já tem a maioria em casa. O importante é que sejam todos reutilizáveis. Nada de descartável para evitar lixo desnecessário. Não vai economizar tempo indo para uma loja que vende pratos descartáveis, escolher, esperar na fila, e depois da festa descartando e jogando fora.

Use pratos reutilizáveis. É só lavar e guardar depois.

Você pode usar também pratos de artesanato ou pratos pretos. Eles dão um tom super chique na hora de decorar a mesa de Natal.

Coloque talheres para as entradas, para o prato principal e a sobremesa, um copo para água e uma taça (ou duas) para vinho. Eu gosto de colocar um pequeno pote do lado de cada prato para jogar lixo pequeno.

Como decorar a mesa de Natal guia completo
Decorar a mesa de Natal só com decorações naturais. Só com coisas que você já tem em casa ou na geladeira.

velas

Velas são super aconchegantes e realmente dão um toque especial, então fique à vontade de usar se tiver em casa.

Não recomendo usar velas aromatizadas, porque o cheiro pode afetar o sabor da comida. Geralmente não uso velas porque elas emitem gases e partículas ruins para os pulmões. Existem discussões sobre velas naturais e que elas emitem menos sujeira, mas eu prefiro evitar, já que não encontrei estudos sobre.

cadeiras

Cadeiras fazer parte da mesa de Natal então é uma boa oportunidade para as decorar também. Lembre-se de que é bom não colocar demais coisas. Os convidados ainda precisam se sentir confortáveis.

A cadeira não pode faltar na hora de decorar a mesa de Natal
Não esqueça de decorar as cadeiras. Elas fazem parte da sua mesa de Natal. / Crédito: A Wonderful Though

Durante e depois da festa de Natal

pano de cera

Se você preparou uma saladinha ou sobremesa, você quer aquela reação ‘UAU, que bonito!’ né na hora de colocar na mesa? 

Então em vez de usar um filme plástico que não é nada bonito nem reciclável, use um pano de cera colorido que é reutilizável (e biodegradável depois de 1-2 anos de usar). São lindos e vão dar mais cor à sua mesa de Natal. Eles também mantêm a comida mais fresca durante mais tempo, então pode fazer as suas comidinhas bem antes de todo mundo chegar.

Também é útil depois da refeição. Grande chance que ainda vai ter alguma comidinha sobrando. É só usar um desses panos de novo e pronto! Existem várias cores que ficam super legais na geladeira.

Panos de cera são ideias para tampar os potes e a comida que coloca na mesa de Natal como decoração
Toda a comida embalada em panos de cera. De sobremesas até frutas, legumas e saladas.

multiuso

Não foi uma festa se alguém não fizer besteira. Faz parte e é só rir para a pessoa não se sentir mal.

Afinal, eu sempre mantenho um multiuso natural por perto para ter certeza de que vou conseguir tratar a mancha rapidamente.

Sempre mantenho um multiuso natural para manter a minha mesa de Natal limpa e cheirosa
Qualquer besteirinho é resolvido rapidamente com um multiuso natural (de laranja) para evitar um cheiro químico muito forte.

Música, maestro!

Não esqueça de colocar um playlist de música também. Ajuda a aumentar a percepção de magia! Tem um monte de playlists no Spotify ou aqueles vídeos bem longos no Youtube de 8 horas que nem esse. Já ficou totalmente relaxada também? Esse playlist vai te colocar na vibe de Natal por horas já que é um rádio live. Demais né?

Acho que agora só falta a comida, mas isso vamos deixar com você por enquanto 🙂

Conclusão

Este Natal a sua mesa vai ser a mais bonita de todas! Toda natural e sustentável, sem tirar a mágia de Natal 🙂 A melhor parte é que todas essas dicas são fáceis de fazer e não saem caras, mas mantêm um ar chique.

Me fale quais dicas você vai implementar nos comentários ou me mande fotos! Adoraria ver o resultado 🙂

 

E para quem quiser um cupom de Natal para a nossa loja, inscreva-se no nosso newsletter. Te mandaremos um cupom e mais umas dicas bem legais para começar uma vida mais sustentável.

Está pronta?

Um beijo,

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.
Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: