facebook

Desodorante Natural Sólido: um detox das axilas

PECOH

outubro 5, 2021

Desodorante Natural Solido da JACI Natural na PECOH Lixo Zero | Produtos Sustentaveis

Você já ouviu falar de um desodorante natural, mas não sabe se funciona tão bem quanto né?

Imagina que está em um date e esse desodorante não segura tão bem e você começa a suar um monte! Aí tem que ficar o tempo todo com os braços super apertados que te deixam suar ainda mais? Não obrigada!

Então vamos olhar juntas para como um desodorante natural funciona?

Talvez você até tenha mais dúvidas! Vou compartilhar todo o meu conhecimento sobre desodorantes sólidos aqui:

  1. Por que mudar para um desodorante natural mesmo?
  2. Socorro! Parece que esse desodorante sólido não funciona!
  3. Acelerar o processo de adaptação: um detox das axilas (todo mundo deve fazer isso!)
  4. Os melhores desodorantes naturais (e o cuidado que precisa tomar com desodorantes caseiros)

Vamos lá!

Por que usar um desodorante natural mesmo?

Quem também prende a respiração depois de usar um desodorante ou antitranspirante em spray?

É uma sensação horrível né?

E não afeta só os pulmões.

Sabia que um monte de desodorantes e antitranspirantes está cheio de químicos? Existem químicos bons, claro (e isso é para uma outra conversa), mas neste caso, vamos falar daqueles que você não quer no seu desodorante.

1. Emissões

Parece estranho, mas é verdade: alguns ingredientes de sprays contribuem à quantidade de emissões na cidade. Etilenopropyl é um desses ingredientes. Este artigo do New York Times fala sobre como esses químicos em perfumes e desodorantes podem emitir tantas emissões quanto carros e motos!

Esses químicos interagem com outros elementos no ar e criam:

  1. poluição e ozônio que podem causar asma e afetar os pulmões, e
  2. PM2.5, que são partículas pequenas e inaláveis que são lincados com ataques cardíacos e câncer pulmonar.
Poluição de São Paulo parcialmente é causada pelos desodorantes com ingredientes sintéticos
Um desodorante sintético pode causar poluição que afetam a nossa saúde/ Crédito: Renan. Unsplash

2. A vida aquática

Outros ingredientes como triclosan viram tóxicos em contato com o sol.

Talvez você esteja pensando: então não vou mais levantar os meus braços no sol!

Mas na verdade contato com o sol acontece mais do que pensaria, mas não onde pensaria…

Eh?

Sim, quando você toma um banho, o desodorante vai junto com a água para o esgoto, e acaba nos rios e oceanos, onde ele pega sol. Aí ele vira tóxico. Isso então não te afeta diretamente, mas sim a vida aquática!

3. Saúde

Muitos desodorantes contêm ftalatos, BHT, óleos minerais, … que podem prejudicar a sua saúde. Além das emissões que já vimos e na hora de você entrar no mar onde muitas pessoas usaram desodorante com Triclosan.

4. Inspire, Respire, Transpire

Não você! A sua pele. A sua pele precisa respirar e transpirar.

É assim que o seu corpo se livra de toxinas.

O alumínio que muito antitranspirantes contém, bloqueia a transpiração e prende as toxinas (que o seu corpo quer jogar para fora) por mais tempo na pele. Bleh.

Na verdade se você para de botar mais e mais alumínio em cima, as axilas finalmente vão poder se livrar dessas toxinas.

Socorro! Esse desodorante natural não funciona!

Uhu! Então temos a solução: um desodorante natural e sólido que não contém ingredientes agressivos para mim, nem para a natureza.

MAS…

O processo do corpo se livrar do alumínio e outros ingredientes químicos que ainda estão na pele e axilas, pode demorar!

E isso pode dar um cheiro pior no início e te dar a ideia que o desodorante natural que você acabou de comprar não está funcionando. Aí você volta a usar um desodorante que é a causa deste cheiro e que provavelmente estava te fazendo mal!

Por isso que as suas axilas precisam de um detox. Dá para fazer isso naturalmente (pode demorar algumas semanas), mas quem tem tempo para isso?!

Felizmente existem truques para ajudar as suas axilas! Ufa!!

Desodorantes Veganos
Com um desodorante sólido natural, você não precisa se preocupar com os ingredientes. Esses desodorantes aqui não vão afetar a vida aquática, a qualidade do ar e nem a sua saúde. Deixe a sua pele respirar e transpirar!

Um Detox das Axilas

Falar das nossas axilas: a conversa que você sempre queria!

Só que não.

A melhor forma de detoxificar as axilas é usar o sistema detox natural do seu corpo: transpirar! O mecanismo existe exatamente para tirar todas as toxinas do corpo. É por isso que as pessoas gostam de ir para uma sauna: o calor abre os poros e a transpiração leva todas as toxinas junto.

O resultado: uma pele radiante.

Esse processo pode durar umas semanas (2-4 dependendo da pessoa), especialmente se você faz pouco esporte e transpira pouco (por exemplo durante o inverno).

As etapas

Quem sabe, está no meio do verão e quer acelerar o processo! Conte com a gente! Existem umas coisas que pode fazer para ajudar o seu corpo:

  1. Beba mais água para ajudar o seu corpo a se livrar das toxinas no corpo naturalmente.
  2. Reduza o consumo de comida que pode te deixar cheirando mal (muito açúcar, curry, comida picante, carne vermelha, comida processada, álcool e café)
  3. Use um sabonete com carvão ativado e/ou argila preta para lavar as axilas ou faça uma pastinha que você usa como máscara. Esses são 2 ingredientes conhecidos por tirarem toxinas do corpo.
  4. Algumas pessoas lavem as axilas com vinagre de maçã para acelerar o processo. Isso pode te ajudar também.
  5. Esfolie com muito carinho. Um esfoliante consegue tirar as sujeiras dos poros. Só que precisa fazer com muito carinho, já que está atuando em uma área mais sensível 🙂
  6. O inverno pode ser um momento ruim (porque sua menos) ou ideal (porque sua menos). Neste segundo caso, tem menos chance de ter um cheiro ruim durante o dia no trabalho e você pode suar na sauna ou fazer esporte à vontade e tomar um banho depois.

É sempre bom falar com a sua dermatologista antes de começar.

Um detox das axilas
Não precisa jogar o seu desodorante natural no lixo se não funciona da primeira vez. O seu corpo só precisa se livrar dos químicos que se acumularam durante anos por causa de desodorantes sintéticos.

Procurando um desodorante natural e sólido

Como achar aquele desodorante sólido natural perfeito e o que esperar dele?

Sim, você vai suar.

Mas é isso que você quer!

Suar é super natural e saudável.

A sua pele e corpo precisam transpirar e respirar. Aqui estamos falando de desodorantes e não de antitranspirantes que contém alumínio para entupir os poros.

Com um desodorante sólido natural o seu corpo vai poder suar normalmente e se livrar das toxinas. Isso faz parte de cuidar do seu corpo e do seu ambiente (emissões, ingredientes nocivos e tóxicos na água, no ar e na pele.)

E relaxa, a maioria dos desodorantes naturais contêm bicarbonato de sódio que absorve a umidade (e prevem fungos).

Sim, é melhor para o planeta mesmo.

Menos toxinas na água, menos sprays com emissões, mais saúde, parece bom não é?

E como isso já não é o suficiente, aqui na PECOH prestamos atenção em tudo, também as embalagens. As embalagens dos desodorantes naturais na loja são biodegradáveis ou recicláveis.

Essas versões vão ser ideais para quem quer reduzir a quantidade de lixo em casa e ter um banheiro lixo zero com produtos sustentáveis.

Aí essa troca vai ter um impacto ainda maior no planeta! Ebaa!

Existem várias marcas de desodorantes naturais, então aqui vamos dar umas orientações simples e curtas.

  1. Na hora de escolher o seu desodorante natural, evite os seguintes ingredientes: fragrâncias artificiais, triclosan, um spray com pressão, alumínio, óleos minerais e BHT.
  2. Opte sempre por uma embalagem reciclável, reutilizável ou biodegradável para encaixar na sua vida lixo zero.
  3. Se tiver uma pele irritada e isso não desapareça depois de alguns dias, pode ser que você escolheu um desodorante natural com bicarbonato de sódio e que você tenha alergias. Felizmente existem desodorantes naturais sem também (veja mais em baixa para um exemplo).

Aqui montamos a nossa listinha!

Desodorante Natural: Stick ou Creme?

Vou confessar que sempre gostava mais da ideia de um stick em vez de usar o meu dedo no creme, mas mudei de ideia.

Gosto que o creme parece ser um hidratante para as minhas axilas e que consigo aplicar o desodorante bem em cada cantinho.

Tome cuidado com um desodorante caseiro, já que esse pode alterar o pH da pele. Então é importante que você use uma receita boa!

Stick

Este desodorante natural em stick da Positiv.a vem em uma embalagem biodegradável e ingredientes naturais (também biodegradáveis). É só empurrar em baixo do tubo que o desodorante aparece. Se precisar, você pode colocar um pouquinho de água nele para derreter melhor na pele.

Este desodorante sólido e natural é bem fácil de aplicar
Um desodorante natural em stick da Positiv.a com uma embalagem biodegradável!

Creme

Os cremes geralmente vêm em potes de vidro. Esses desdorantes 100% naturais são bem elegantes, cheiram bem e aqui temos uma opção com e sem bicarbonato de sódio, então perfeito para quem tem alergias. Aqui só precisa prestar atenção: já que coloca os seus dedinhos direto no pote, eles precisam estar limpinhos. Se não vai deixar um monte de bactérias para crescerem no pote e queremos evitar isso (e isso é verdade com qualquer produto natural que você tira do pote com as mãos, então é importante lavar com sabonete antes). Claro que desodorante geralmente é a primeira coisa que você coloca depois de sair do banho, então não precisa se preocupar tanto com isso.

Desodorante Solido Natural da JACI Natural na PECOH Lixo Zero | Produtos Sustentaveis
Um desodorante natural da JACI em creme em um pote de vidro. Temos uma versão com e sem bicarbonato de sódio.

Conclusão

Ah, já sentiu um alívio né agora que sabe que todos os truques para aproveitar o máximo do seu desodorante sólido natural?

Me fale qual dessas dicas de acelerar o processo de desintoxificação das axilas você vai testar primeiro. E não esqueça de falar como ficou! Sou uma pessoa bem curiosa 😀

Têm dúvidas específicas em relação a desodorantes naturais? Coloque elas aqui em baixo! Quero saber o que você está procurando e como posso te ajudar na sua busca de achar um desodorante natural perfeito para você. De qualquer forma, dê uma olhada aqui na loja para achar o seu novo desodorante preferido! Estamos juntas 🙂

Um abraço!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.
Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: