facebook

Escova De Dente Sustentável

Você provavelmente já sabe que a escova de bambu biodegradável e sustentável é uma boa opção para a sua escova de dente, mas sabe também o porquê? Ou como cuidar dela e como descartar? Montamos um guia completo para você descobrir tudo que precisa saber sobre uma escova de dente sustentável e como ela cabe na sua vida lixo zero!
 

Porque devo trocar a minha escova de dente?

Está em dúvida ainda se você deveria parar de usar uma escova de plástico? Vamos olhar alguns motivos por quê você não deveria trocar a sua escova de plástico:
 
  1. Não tem! Uma escova de bambu funciona tão bem e dura tanto tempo quanto uma escova de plástico. Mas que nem uma escova de plástico, existem vários modelos, então é bom verificar qual modelo funciona melhor com você. Uma escova com cerdas macias é preferido e uma cabeça que se encaixe confortavelmente em sua boca também.
 
E aqui temos algumas razões porque você deveria sim trocar:
 
  1. A sua escova de plástico de hoje dura 400 anos para decompor, então ela vai ficar por muito mais tempo no planeta do que você mesmo. E a não ser que você quer ter algo para ser lembrado, essa escova colorida infelizmente não vai deixar o planeta mais bonito.
  2. Uma escova de bambu é feita de uma planta que cresce muito rápido, enquanto uma escova de plástico é feito de óleos fósseis. Então as escovas de bambu são biodegradáveis, sem afetar muito o planeta, enquanto os óleos fósseis são tirado da terra e só emitem emissões a mais.
  3. Tem 4 bilhões de pessoas (porque aparentemente não todo mundo ainda usa uma escova) que trocam as suas escovas 4 vezes por ano que não são recicláveis. Então talvez uma pequena mudança não faz muita diferença, mas provavelmente não chamaria 16 bilhões de escovas por ano pouca coisa, não é?

Os ingredientes de uma escova de bambu:

 
Uma escova de bambu é feito de dois ingredientes:
 
  1. O cabo de bambu (também existem outros tipos de madeira, mas são mais difíceis de encontrar. Geralmente bambu é o preferido.)
  2. As cerdas de nylon (esse é o mais comum e são bem macias) ou cerdas de pelo de porco. Essa segunda versão é bem mais difícil de encontrar. Ela óbviamente não é vegana, mas é sim 100% biodegradável, enquanto nylon é plástico. Essa opção pode parecer um pouco, hmm, nojento, mas na verdade as primeiras escovas foram feitas com pelo de vacas.

Como cuido da minha escova de bambu?

Umas regras básicas de cuidar da sua escova de bambu (que na verdade são as mesmas de uma escova de plástico):
 
1. Mantenha longe do vaso (pelo menos 3 metros) e fecha a tampa do vaso quando faz a descarga. Isso para evitar que bactérias e pedacinhos de cocô voam na sua escova.
 
2. Troca a sua escova a cada 3 meses. Uma dica para não esquecer: troaue as suas escovas com cada estação: dia 21 de março, 21 de junho, 21 de setembro e 21 de dezembro 🙂
 
3. Mantenha em um local seco e arejado para evitar o crescimento de bactérias e mofo!

Como descartar a sua escova de bambu?

Caso você opte por uma escova de dente de madeira com pelo de porco, a escova inteira é compostável. Caso você opte por uma escova de bambu com nylon, que nem esse aqui (ou essa escova de dente de bambu infantil), o cabo de bambu (ou qualquer outro tipo de madeira) é compostável. As cerdas são recicláveis, mas precisam ser jogadas fora com o plástico. Então é importante tirá-las da escova para ter um impacto lixo zero!.
 
Você também pode reutilizar a escova para limpar o banheiro, a cozinha ou outros cantinhos na sua casa. E se gostar de jardinagem, o cabo de bambu serve também para indicar qual planta você plantou.

Tem mais que posso fazer para reduzir o meu lixo?

Sim! Provavelmente você não só usa um escova para limpar os seus dentes. Imaginamos que usa também uma pasta de dente, talvez fio dental ou enxaguante bucal. Todos com embalagens de plástico, todos com ingredientes químicos que podem prejudicar o meio ambiente. E felizmente para esses produtos também existem alternativas sustentáveis!
 
Um creme dental pode ser substituido por uma pasta sólida, ou uma pasta natural ou uma pasta que vem embalada em um tubo reciclável.
 
Fio dental de plástico pode ser substituido por fio dental de seda (um têxtil natural e então biodegradavel) com cera de abelha em vez de compostos químicos (para facilitar a entrada entre os dentes).
 
O raspador de língua pode ser uma boa opção para evitar um hálito ruim, ou se tiver água quente e sal por perto, também ajuda a eliminar bactérias da boca.
 
Três opções sustentáveis perfeitas para completar a sua escova de dente ecológica, biodegradável.e natural para uma rotina lixo zero! Se quiser ir além da sua rotina bucal, dê uma olhada aqui para mais opções lixo zero e produtos sustentáveis.
 
Ficou com uma dúvida específica? Adicione-a aqui em baixo e a gente te responde o quanto antes!
 
 
Um abraço e boas escovas!
PECOH Lixo Zero - Produtos Sustentáveis Logo
Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.
Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: