facebook

Esfoliantes Naturais & Caseiros

PECOH

outubro 29, 2021

Esfoliante caseiro de mel e aveia

Oi pessoal!

Quer saber mais sobre esfoliar, como fazer de forma natural ou como fazer os seus próprios esfoliantes caseiros?

Neste artigo vamos abordar os seguintes tópicos. Você pode ler todos para pegar todas as informações ou simplesmente pular as partes que você já sabe 😉
 
Clique no tópico sobre qual você quer saber mais:

Por que esfoliar?

Provavelmente já sabem que esfoliar é importante para incentivar a regeneração da pele e tirar a pele morta (ou melhor: as células mortas). Mas por que é importante tirar essas células? Deve ser algo que a indústria de beleza inventou, certo?
 
Na verdade, foram os egitos que começaram com a esfoliação da pele, usando areia, pedras ou buchas, então é algo que existe já há muito tempo. E tirar as células mortas tem os seguintes benefícios:
 
a) tirar sujeiras dos poros que sabonetes normais não tiram. Assim, com uma pele limpa, você pode evitar obstruição dos poros e então evitar infecções, acne e pelos encravados depois de se barbear ou depilar.
 
b) tirando as celulás mortas e mostrando a ‘pele viva’ e mais nova, a sua pele vai parecer mais nova, mais homogênea e suave. Assim o tom e textura da pele vão melhorar.
 
c) com as células novas na superfície da pele, os seus hidratantes e tratamentos (por exemplo para acne) terão um impacto direto e mais efetivo . A mesma coisa vale para a sua maquiagem, que será aplicada diretamente na sua pele jovem e radiante.
 
E quanto mais velho ficamos, menos eficiente a habilidade natural da nossa pele conseguir tirar as células mortas da superfície e se regenerar.
 
Olha esse vídeo que criamos para mostrar a importância de esfoliar a pele para tirar as sujeiras:

Incluir um esfoliante natural na rotina

Agora você já sabe porque a esfoliação faz todo sentido. Mas quantas vezes precisa fazer? E quando? Faz o toning primeiro? Ou talvez o cleanser? E o hidratante? Aff!
 
Então, o que você faz primeiro?
 
Antes de tudo, tire a sua maquiagem (se estiver com) ou as sujeiras superficiais do dia a dia. Você pode fazer isso com um cleanser. Às vezes o cleanser já contém um esfoliante leve também.
 
Agora é o momento certo para o esfoliante fazer a mágica dele!
 
Depois você pode usar um toner para equilibrar o pH da sua pele e assim evitar infecções e oleosidade!
 
Para completar a sua rotina, você pode colocar uma máscara e/ou um hidratante que vai funcionar muito melhor na pele agora com todas as celulás mortas removidas.
 

como, quantas vezes e onde?

Onde esfoliar?

Você pode esfoliar quase tudo.

Você já pensou em esfoliar as suas axilas, pés, cabelo e áreas mais sensíveis como a linha do biquíni?

Sim, não é só o corpo e o rosto. E cada área tem que ser tratado de outra forma. Vamos ver?

Quantas vezes esfoliar?

A recomendação básica é esfoliar a pele 2 a 3 vezes por semana. Especialmente as áreas onde a pele é mais grossa, como joelhos e cotovelos. Eu gosto de me esfoliar enquanto deixo o condicionador ou a máscara capilar agir.

Para peles sensíveis e áreas sensíveis (inclusive o couro cabeludo) é melhor esfoliar só uma vez por semana. No inverno, é bom reduzir a quantidade que você esfolia também.

Como? Quais esfoliantes naturais posso usar?

É importante usar um esfoliante natural para evitar que químicos nocivos e microplásticos entram os rios e oceanos onde podem afetar a vida aquática (e acabar nos peixes que você come).

Felizmente existem várias opções que são 100% naturais e biodegradáveis!

Como a bucha vegetal, que é ideal para áreas mais resistentes onde a pele é mais grossa. Um sabonete esfoliante natural é super prático para quem tem pouco tempo. Um creme esfoliante que tem um efeito hidratante ao mesmo tempo. E uma pedra-pomes é ideal para os pés.

Quanto mais sensível a área, menor os grânulos que deveria usar. Se você for fazer um esfoliante caseiro, é importante usar sal, café ou açucar bem fininho para esfoliantes para o rosto, cabelo, axilas e na área da linha do biquíni. Um grão mais grosso pode ser usado para os pés, mãos e resto do corpo.

Se você quiser esfoliar o seu corpo e o seu rosto com o mesmo produto, não tem problema, mas procure usar um esfoliante mais suave neste caso, já que os maiores podem ser um pouco abrasivos na pele do rosto.

Montamos uma visão geral aqui:
Esfoliantes naturais - quando usar
Cada parte do corpo precisa ser esfoliada de forma apropriada. Quanto mais sensível a pele, menor a frequência e menor o grânulo usado.

esfoliantes naturais & caseiros

Sempre quis fazer os seus próprios esfoliantes naturais em casa? Vamos lá!

Vamos mergulhar primeiro na composição-base de um esfoliante para você fazer na sua casa. E a notícia boa é que não precisa comprar ingredientes super especiais!
A composição básica para você fazer o esfoliante é o seguinte:
 
Grânulos + óleo + fragrância (opcional) + ornamentos (opcional) = esfoliante natural

1. Escolha os grânulos que vão esfoliar a pele

Olha algumas possibilidades que a maioria de nós temos em casa: açúcar (branco ou marrom – o branco geralmente fica um pouco mais fino e mais bonito quando usar com cascas, pedacinhos de flores, lavanda ou pepino), sal (por exemplo Himalaya. Quando eu não tiver a versão fina em casa, eu coloco no blender. O sal também contém minerias que o açúcar não tem.), aveia moida ou café moido. Lembra: quanto mais fino, mais apropriado para o rosto e para pele sensível.

2. Procure um óleo que funciona para a sua pele

Os óleos são uma parte essencial de esfoliantes naturais, já que eles vão criar uma mistura coerente e hidratar a pele ao mesmo tempo. Você pode usar óleo de coco ou de amêndoas doces para pele seca, óleo de abacate para peles normais ou peles maduras, e óleo de sementes de uva para peles oleosas.
 

3. Adicione a sua fragrância favorita

A fragrância é aquele óleo essencial (e normalmente perfurmado) que você mais gosta. Adicionar um cheirinho é opcional e você pode escolher baseado em aromaterapia (que é um estudo separado e bem legal). Para quem tem uma pele mais sensível, provavelmente seja até melhor não usar fragrâncias já que óleos essenciais podem causar irritações na pele. Por isso, a gente está compartilhando 3 receitas sem óleos essenciais e mostrando uma versão com a fórmula-base com qual você pode brincar e dar o seu toque especial.
 

4. Um spa verdadeiro com os seus esfoliantes naturais

Finalmente, só para deixar o seu esfoliante com um toque especial de um SPA, adicione folhas de flores (como lavanda ou camomila), chá, ou a casca de limão, laranja ou pepino. Se expremer esses três últimos, o suco deles vão dar um cheirinho (e cor) maravilhoso e natural ao seu esfoliante natural!

4. As receitas caseiras

Quer ver uns exemplos ou ideias para fazer os primeiros esfoliantes? Preparamos umas receitas para você aqui! Lembre-se de que todos os ingredientes são frescos, então a recomendação é que você pode guardá-los durante umas duas semanas (mas eu já guardei por mais tempo).

A. O Raio de Sol - Coco, Limão e Sal

Para essa primeira receita feita escolhemos o sal para esfoliar a pele, já que ele contém minerais que açúcar por exemplo não tem. Se você acha que os grânulos são muito grossos, jogue o sal no blender durante alguns minutos. Mas tampa bem, porque vai voar para todo canto e lado! 😉 Aqui usamos sal comum, então dependendo do tamanho, é melhor usar essa versão só no corpo em vez de no rosto.

Você vai precisar de:

– As cascas de 2 limões (só a parte verde mesmo para ter um cheirinho. Não use o suco!)
– 130gr de sal
– 128ml de óleo de coco (ou o óleo que você preferir)

As instruções são super simples: misture todos os ingredientes em um bowl e depois guarde em um pote bem fechado. Pronto! O seu próprio esfoliante natural!

Outras opções: use suco de melancia, laranja ou grapefruit em vez de suco de limão.

B. O Sul da França - Sal, Coco, Lavanda e Folhas de Alfazema

Enquanto na primeira receita não adicionamos nenhum óleo essencial, a segunda receita, feita com sal Himalaya Rosa, leva umas gotinhas (entre 10 e 20) de óleo essencial de lavanda. E para deixá-lo totalmente chic, adicionamos umas folhinhas de Alfazema. E olha como ficou bonito!

Essa receita usa a fórmula-base com óleos essenciais. Começando dessa aqui, você pode usar os óleos essenciais e decorações que você quiser!

Os ingredientes:

– 120gr de Sal Himalaya Rosa (aqui já usamos a versão super fina)
– 4 colheres de sopa de óleo de coco (que é melhor para pele seca, então use o óleo que é melhor para o seu tipo de pele)
– 10-20 gotas de óleo essencial de lavanda
– folhinhas de alfazema (geralmente dá para encontrá-los em um empório de grãos a granel)

Você pode usar açúcar ou sal branco aqui também, que com certeza vai deixar o seu esfoliante natural e caseiro super bonito (Especialmente quando usar óleo de abacate que é levemente verde)!

As instruções: misture todos os ingredientes e pronto! Coloque em um pote que feche bem, mas muito bem mesmo, especialmente se usar o açúcar para evitar formigas ou outros bichinhos (quando estava testando esta fórmula depois de uma praia no Carnaval, chegamos em casa e tinham várias formigas atacando. É tão natural que até as formigas querem experimentar :D).

C. A granola doce - Aveia, Mel e Coco

Mais uma receita sem óleos essenciais, muito bom para o rosto e muito cheiroso! Ele é perfeito para começar o seu dia.

Os ingredientes:

– uma taça de aveia moida (no blender)
– meia taça de óleo de coco
– uns 3 colheres de sopa de mel

As instruções: como feito nos outros esfoliantes, é só misturar tudo junto muito bem e pronto!

4. O Amante de Café

Eu não tomo café, mas gosto bastante do cheiro dele! E felizmente o meu namorido adora café. Ele tem uns 10 aparelhos para fazer todos os tipos de café que existem… E tomando tanto café, a gente fica com bastante grãos filtrados sobrando. Então em vez de jogar tudo na nossa composteira, eu uso esses grãos já moídos para esfoliar a pele. Assim evitamos criar mais lixo! Mas claro que você também pode usar café fresquinho que não passou por água quente ainda.
Os ingredientes:
 
– um copo de grãos de café moídos
– meio copo de óleo de coco
– 1/4 copo de açúcar marrom
 
As instruções: misture o açúcar no óleo de coco e depois adicione a misture aos grãos de café. Na hora de esfoliar, coloque na pele úmida e passe levemente pela pele. Enxague bem para tirar todos os grãos.
 
 
Uma dica super especial na hora de escolher um café da marca brasileira de cafés Anacá:
A legislação hoje permite a comercialização de cafés com vários tipos de defeitos, incluindo impurezas e matéria estranha. E com a esfoliação queremos tirar as impurezas na pele, não adicionar!
 
Então é importante escolher um café que seja de qualidade e puro mesmo, e não só para esfoliar, para tomar também claro. A Anacá que procura trabalhar só com a luz do sol para secar os grãos (100% natural e sustentável!) recomenda usar cafés que são marcados como ‘cafés especiais’. Além do manejo sustentável, a rastreabilidade e a identificação da origem é muito importante, que nem em todos os produtos sustentáveis que temos no nosso site! E a parte mais legal ainda, é que elas só trabalham com insumos recicláveis ou reutilizáveis. Falando de um café bom e sustentável gente!

Conclusão

Então agora você viu no vídeo que esfoliar realmente faz a diferença para a pele. Também sabe quais áreas do corpo esfoliar, quantas vezes e como!

E também tem várias receitas para começar a fazer esfoliantes caseiros e 100% naturais em casa! Você pode comprar a maioria dos ingredientes a granel em empórios de grãos. Ah, e leve os seus saquinhos reutilizáveis para evitar a criação de lixo! 😉

Nos mostre os seus resultados mandando para o nosso email ou instagram ou mencionando @pecohbrasil. Estamos curiosas para ver os resultados e quem sabe a gente se sente inspirado para fazer a sua versão aqui em casa 🙂
 
Ou se você não está muito a fim de tornar a sua cozinha em um laboratório (ou não tem tempo), temos as versões naturais e brasileiras no site que pode usar também claro!

Umas boas opções de esfoliantes naturais e sustentáveis na nossa loja são essas. Alguns vão esfoliar mais, outros menos. Dependendo da sua pele, é bom escolher um que combine com o seu tipo de pele (mais sensível ou não).

Conheça os principais produtos para cuidados pessoais da Pecoh

Se tiver em dúvida sobre qual desses escolher, entre em contato, ou deixe o seu comentário!

Um abraço,

Esfoliante Caseiro Natural PECOH Pinterest

3 passos

mais dicas ecológicas?

Inscreva-se no newsletter

Para receber 1 email cheio de dicas legais todo mês

Receba o nosso e-book de brinde

Com 75 das nossas melhores dicas junto com o newsletter

Comece a sua jornada

Escolhe uma das dicas e comece a implementar no seu dia a dia. É fácil assim!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe uma resposta

Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.

OBRIGADA!

O seu PDF está te esperando!
Pronta para começar? :)

guia de tamanhos absorventes reutilizáveis korui

Natural

O seu guia de

tratamento capilar

Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?