facebook

Lixo Zero: O que é e porque você deve participar

Zero Lixo é exatamente o que você acha que é: viver sem criar lixo nenhum no dia a dia. O objetivo é enviar nada para os aterros sanitários, nem lixo orgânico.
 

Isso é impossível, né?

Segundo a Bea Johnson e a Lauren Singer que são as mulheres mais famosas neste movimento de lixo zero, não é. A Bea Johnson, uma francesa que mora nos Estados Unidos, consegue colocar o lixo de um ano inteiro da família toda (ela, o marido e dois filhos) em uma jarra só! E a Lauren precisa de 4 anos para encher a jarra dela (veja a foto da jarra dela). Então impossível não é. Mas por quê elas fazem isso? Tem algum benefício?
 

Os benefícios de uma vida Lixo Zero

Tem vários benefícios sim! É óbvio que tem, porque se não tivesse, a gente não estaria aqui falando sobre esse movimento. O nosso lixo afeta muito mais do que esperaríamos, e nessa lista abaixo juntamos tudo em que conseguimos pensar.
 

Os benefícios para a natureza

TERRA

Um monte de lixo acaba na natureza. Disso já sabem. O nosso lixo acaba nos oceanos, nos rios, nas florestas, nos aterros sanitários, … . Ou achava que aterros sanitários não faziam parte da natureza? Antes de começar a usar a terra como aterros, esse espaço era um lugar que podia ser usado para mais árvores, um parque, crescer alimentos, construir casas, … Não é uma pena desperdiçar todo esse espaço?
 

ANIMAIS

Provavelmente já viu algumas fotos de tartarugas e baleias que estavam presos em pedaços de plástico, ou pássaros que morreram de fome porque o estômago estava cheio de lixo que eles não conseguiram digerir. Ou talvez já tenha visto que as abelhas e outros insetos estão desaparecendo por causa dos químicos que estamos jogando no ar? A gente pode pensar que isso não nos afeta, mas na natureza cada bichinho tem o seu papel a cumprir. Sem as abelhas para polinizar as flores de todas as plantas por exemplo, não teríamos mais tanta coisa para comer.
 

ÁGUA

Lixo Zero também quer dizer: zero químicos nocivos. E a gente joga muito mais químicos fora do que achamos. Onde? A maioria com a água no esgoto. Por exemplo desodorante que tiramos do corpo quando tomamos um banho, ele contém um ingrediente chamado Triclosan, que vira tóxico para a vida aquática. Ou detergentes quando lavamos as louças, as roupas ou o nosso chão, cheio de ingredientes que não são naturais e que acabam na natureza. Ou água sanitária e cloro no vaso do banheiro. É só fazer a descarga e em 3 segundos já esquecemos do lixo que criamos. Nem consideramos a maioria desses exemplos como lixo, não é?
 

AR

Geralmente o ar fica meio esquecido no movimento Lixo Zero, mas aqui queremos incluir ele também, já que é tão importante para a nossa saúde e respiração. Por isso que as nossas entregas são feitas sem emissões também, porque emissões são um tipo de lixo também. Não é porque é intangível ou visível, que não é real.
 

Os benefícios para a sua vida

E será que a qualidade de água, do ar, da terra e a biodiversidade afeta a gente? Tudo na natureza é um ciclo e nós ser-humanos não fugem disso. Então tudo que você joga fora, volta para a gente de alguma forma.
 

MAIS SAÚDE

Todo esse lixo afeta direto a nossa saúde. Um ar puro é tão importante para evitar doenças respiratórios (como asma, covid 19, …), para poder correr no ar livre e até para mulheres grávidas. A nossa água é filtrada, mas vários estudos já mostraram que existem um monte de micro-plásticos na água da torneira e em água engarrafada. O plástico em si pode não ser um problema direto, mas os químicos que estão no plástico sim (BPA é o mais famoso). Por isso é importante usar produtos sustentáveis que não geram lixo ou químicos nocivos no ar e na água.

MAIS TEMPO & MENOS ESTRESSE

No final essa é a pergunta que você tem que se fazer: “Prefere gastar tempo recomprando ou reutilizando?” E aqui preferimos reutilizando. Não queremos gastar tempo e estresse porque o filme plástico acabou e não temos mais nada para tampar e conservar a nossa comida. Aí precisa ir na chuva, no escuro para o supermercado para ficar horas na fila por 1 item. Não, nos dá um pano de cera que podemos lavar rapidinho depois de cada uso, que dura durante 1-2 anos e que podemos compostar com o lixo orgânico no final sem culpa.

MAIS DINHEIRO, UHU!

A melhor forma de ficar rico é não gastar dinheiro, mas isso é impossível. A segunda melhor forma é evitar de gastar dinheiro em coisas que tem que comprar o tempo todo de novo. Pode ser um investimento inicial, mas se é algo que pode usar durante muito mais tempo (às vezes até a sua vida toda), sai muito mais em conta. Por exemplo ecodiscos reutilizáveis que são mais caros do que discos descartáveis, mas que saem bem mais baratos depois de usar 2-3 anos. Sem contar toda a água gastada, a terra usada e os químicos e inseticidas no ar. Outra forma de viver mais sustentável e economizar na sua conta de luz, simplesmente desligando as luzes quando sair de um quarto ou de casa. Podem parecer coisas pequenas, mas elas fazem uma diferença no final.

MAIS MOMENTOS

Com mais tempo, menos estresse e mais dinheiro, agora consegue focar em momentos e menos em coisas. E isso talvez seja o benefício mais importante e mais inesperado de uma vida lixo zero. Não precisa mais se preocupar com como jogar algo fora, porque tem muito menos parar jogar fora. Não precisa se preocupar com coisas que estão acabando. Ou um monte de coisas coletando poeira que não sabe mais onde colocar (o armário no banheiro, alguém?). Está na hora de focar em você, na sua carreira, na sua família e na sua saúde. Vive no presente e aproveite.

Preciso morar que nem uma monja?

Claro que não. O objetivo é zero desperdício, não é parar de viver. O que muitas pessoas que vivem zero lixo não te contam, é que ainda pode tomar um refri ou um vinho a noite. São materiais recicláveis que são 100% reaproveitados, então eles não viram lixo no final. Essa é a ideia básica de economia circular: zero desperdício de material. Nada é perdido. Mas a reciclagem é a última solução para reduzir o nosso lixo, não a primeira. Aqui escrevemos sobre as 5 soluções para reduzir o lixo em casa. É uma fórmula para te guiar a chegar em Zero Lixo e é perfeita para começar a sua jornada.
 
Vamos lá?
 
Abraços,
PECOH Lixo Zero - Produtos Sustentáveis Logo
Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.
Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: