facebook

Melhorar a qualidade do ar em nossas casas

PECOH

abril 11, 2022

qualidade_do_ar

Precisamos ser gentis com a Terra, mas antes de tudo precisamos ser gentis com nós mesmos. Nem sempre estamos cientes disso, mas geralmente estamos cercados por uma qualidade de ar bastante ruim.

Nossas casas são nossos lugares seguros, nossos santuários pessoais. Criar um ambiente seguro e saudável é importante, especialmente porque trabalhar em casa é muito mais comum hoje em dia. Por isso queremos compartilhar algumas dicas aqui em baixo para melhorar a qualidade do ar em sua casa.

Refresque o ar

É necessário abrir as janelas diariamente, pois proporciona uma melhor circulação do ar e substitui o ar ‘velho’ em nossas casas.

(Desta forma também podemos ficar conectadas com a natureza, em nosso “home office”, mesmo vivendo na cidade… Por exemplo, eu adoro os pássarinhos cantando nas árvores próximas.)

Especialmente em dias ventosos ou de chuva, é importante refrescar o ar dentro, porque o vento sopra todas as emissões para longe da cidade (e do nosso apartamento).

Dica: considere comprar um purificador de ar para melhorar a qualidade do ar em sua casa. Ao contrário dos difusores e umidificadores, eles removem partículas do ar, tais como alergênios e poluentes. Não se esqueça de substituir o filtro de vez em quando (consulte o manual corretamente).

janelas_qualidade_do_ar
Aproveite e abre a janela durante uns 15 minutos pelo menos para refrescar o ar dentro de casa, mesmo em dias de chuva ou ventosos.

Evite odores artificiais

É claro que todos nós amamos um aroma floral ou de algodão em nossas casas, pois eles nos dão uma sensação instantânea de limpeza. 

Mas cuidado, às vezes temos a tendência de exagerar e os aromas artificiais podem agravar a qualidade do ar e, portanto, prejudicar nossa saúde. Ao invés disso, podemos tentar difundir óleos essenciais ou talvez tentar ferver frutas e especiarias aromáticas.

essential_oils_qualidade_do_ar
Use óleos essenciais invés de aromatizadores químicos para um ambiente cheiroso e saudável.

Vamos trazer um pouco de natureza para dentro*

As plantas não são apenas agradáveis para decorar nossas casas ou servir como um hobby para as pessoas que são boas com plantas. Elas também podem purificar levemente o ar e melhorar a umidade em nossas casas. Aqui estão alguns exemplos de plantas que são fáceis de manter e que naturalmente se somarão a uma melhor qualidade do ar.

  • Planta serpente: esta planta é realmente uma campeã na purificação e melhoria da qualidade do ar. Boas notícias quando não se é boa com plantas; é basicamente impossível de matar.
  • Planta aranha: libera oxigênio à noite e é semelhante à planta serpente quando se trata dos assassinos de plantas entre nós. 🙂
  • Aloe vera: saudável e útil para se ter em casa em caso de queimaduras. Dica: mantenha algumas folhas no freezer; eles são absolutamente ótimos para tratar o inchaço sob os olhos.
  • Boston Fern: uma planta linda e fofa para usar como planta pendurada ou apenas em uma panela na ponta da mesa.

Cuidado: as plantas abaixo são saudáveis e bonitas, mas infelizmente não são seguras para animais de estimação. Portanto, mantenha-as em algum lugar alto (ou simplesmente não compre se tiver pets, claro).

  • Hera inglesa: fica linda em um vaso suspenso e melhora a qualidade do ar combatendo as toxinas do ar.
  • Lírio da paz: esta planta adorável e purificadora significa equilíbrio e renascimento.
  • Figueira chorosa: uma planta caseira mais alta para a qual você precisará de algum espaço.
  • Palma de bambu ou de salão: limpa o ar de uma gama mais ampla de toxinas.
  • Planta de borracha: absolutamente linda com suas folhas vermelho escuro brilhantes.

*Cuidado: as plantas nunca serão capazes de purificar completamente as toxinas do ar em nossas casas, a menos que tenhamos uma quantidade extrema de plantas no interior

snake_plant_qualidade_do_ar

Faça seu próprio aromatizador natural

Os aromatizadores que compramos no supermercado muitas vezes contêm produtos químicos e podem prejudicar a qualidade do ar em nossas casas. Então, porque não fazer o nosso próprio em casa?

Antes de tudo, procure uma garrafa vazia que você possa reutilizar (talvez uma garrafa velha de Gin?) e compre uma tampa pulverizadora que sirva. Em seguida, colete os seguintes ingredientes: 2 xícaras de água destilada, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e 10 gotas de óleo essencial de sua escolha.

Primeiro coloque o bicarbonato de sódio em uma tigela separada e adicione as gotas de óleo em cima. Você pode usar um garfo para misturá-las. Em seguida, despeje a mistura na garrafa (use um funil para isso quando a abertura da garrafa for bem pequena) e adicione a água destilada. Agite a garrafa suavemente para misturar o todo. Vamos melhorar nossa qualidade do ar e usá-la em qualquer lugar e a qualquer hora que quisermos.

Mais algumas dicas interessantes para melhorar a qualidade do ar

  • Substitua e limpe os filtros do equipamento de ar condicionado, o exaustor da cozinha pelo menos uma vez por ano.
  • Evite produtos químicos de limpeza. Vamos esvaziar os que ainda nos restam e começar a comprar produtos domésticos sustentáveis.
  • Tire seus sapatos antes de entrar na casa. Eles trazem muito pó e fezes para dentro e as partículas menores podem ser tão leves e voar.
  • Feche a tampa do vaso sanitário sempre que você puxar a descarga. Assim as partículas não acabam na sua escova de dente.
  • Lave regularmente os lençóis dos quartos e limpe os tapetes. 
  • Use um aspirador (especialmente para pessoas com alergias) com um filto hepa. Varrer o chão apenas colocará muito pó de volta no ar.
  • Use uma bicicleta ou vá a pé sempre que puder em vez de usar o carro para evitar emissões no ar.

Conclusão

Agora você conhece algumas maneiras de melhorar a qualidade do ar em sua casa. Dê um passo de cada vez e teste algumas das dicas mencionadas acima em vez de se sobrecarregar e querer fazer tudo ao mesmo tempo. Vai com calma e no seu ritmo 🙂 Isso é importante para começar e continuar a sua jornada sustentável, especialmente se você, que nem a gente, acredita em slow living.

Lembre-se de que ter muitas plantas em casa pode ajudar ligeiramente a melhorar a qualidade do ar, mas nunca será capaz de combater todas as toxinas.

E se quiser aprender mais sobre a vida sustentável, se inscreva na nossa newsletter no final desta página!

 

3 passos

mais dicas ecológicas?

Inscreva-se no newsletter

Para receber 1 email cheio de dicas legais todo mês

Receba o nosso e-book de brinde

Com 75 das nossas melhores dicas junto com o newsletter

Comece a sua jornada

Escolhe uma das dicas e comece a implementar no seu dia a dia. É fácil assim!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

2 comentários em “Melhorar a qualidade do ar em nossas casas”

Deixe uma resposta

Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.

OBRIGADA!

O seu PDF está te esperando!
Pronta para começar? :)

Natural

O seu guia de

tratamento capilar

Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?