facebook

O Alfabeto De Manchas

A dica mais importante

Ai não, fez besteira de novo… E agora? Como tirar aquela mancha das suas roupas? E como fazer isso com ingredientes naturais? Aqui temos alguns truques super legais para tratar um monte de manchas!

E já vamos começar com a dica mais importante: assim que você faz a besteira e (1) falou a sua palavrão e (2) olhou com cara de sapeca para quem está contigo, trata a mancha o quanto antes! É muito mais difícil tratar uma mancha que já secou e penetrou o tecido.

As Manchas ( em ordem alfabética)

Abacate

Abacate é tão gostoso em uma torrada com um pouco de cebola, suco de limão e salsinha, mas às vezes comer essa torrada pode ser um desafio, e a chance de um pedacinho de abacate cair nas suas roupas é grande! E agora? Primeiro, você tira a maioria de abacate da sua roupa, sem aumentar o tamanho de mancha. Depois você coloca a sua roupa em água (pode ser quente, mas não precisa) e um pouco de detergente de lava-louças. Pode até colocar o detergente direto na peça. O abacate contém bastante gorduras e o detergente foi feito para tirar gordura. Uma combinação perfeita! Deixe na água durante algumas horas e depois coloca na máquina de lavar (sem deixar a roupa secar de novo).

Batom

Não começa a esfregar! O batom só vai penetrar ainda mais no tecido. Em vez disso, trate a mancha de batom o quanto antes com àlcool ou glicerina vegetal, sem esfregar (só para ter certeza)! Sempre verificando a etiqueta primeira. Depois coloque o na máquina de lavar como sempre.

Café

Passe água direto na mancha ou se já secou, use uma mistura 50/50 de vinagre e água. Depois coloque na máquina de lavar ou enxague com água e sabão

Como tirar manchas de café?

Caneta de ponto de feltro

Essas canetas geralmente deixam marcas muito difíceis de tirar. Não esfregue para evitar que você aumente a mancha, mas faz uma mistura de água com detergente ou sabão. Depois você usa uma flanela ou papel de toalha (que você molhou com a sua mistura) para molhar a mancha. Pode tentar usar àlcool também antes de colocar na máquina de lavar.

Cera de Velas

Essa mancha é a única onde você precisa esperar até secar. Depois você vai tentar tirar o máximo possível com as mãos. O resto é mais difícil. A ideia é colocar algumas folhas de papel toalha na mancha e passar com o ferro (que não está muito quente) nas folhas de papel. Assim a cera vai penetrar as folhas e sair da sua roupa. Pode repetir o processo até sair. E se ainda tiver cera no final, pode colocar a sua roupa em água quente com detergente e deixar uma noite. A última etapa é colocar para lavar na sua máquina.

Chá

A mancha de chá está molhada ainda

Neste caso você pode borrifar um pouco de suco de limão (não pode usar limão em todos os tecidos então use com cuidado) ou vinagre. Depois enxague com água morna e coloque na máquina de lavar.

O chá já secou

Se o seu chá já secou, sem pânico! Crie uma mistura 50/50 de vinagre e àlcool primeiro. Com um pano limpo você molhe a mancha. Depois joga na máquina de lavar também.

Chiclete

O pesadelo de cada pessoa com cabelo comprido: um chiclete preso no cabelo! Mas antes de buscar a tesoura, coloque um pouquinho de pasta de amendoim no seu cabelo e no chiclete. Vai ajudar a tirar o chiclete sem precisar cortar. Ufa!

Caso tiver com um chiclete nas suas roupas, é uma boa ideia colocar no congelador durante uma noite (ou umas 8-10 horas). Vai ficar mais fácil de tirar.

E se ainda tiver chiclete sobrando, use um pouquinho de vinagre na mancha antes de colocar na máquina de lavar. Pronto!

Chocolate

Se a mancha é fresquinha ainda, é só usar um pouquinho de água que já vai sair.

Se a mancha é mais difícil, faz uma mistura de água quente com sabão (de coco) ou use um tira-manchas que nem esse. Esfregue com um pano levemente na mancha de chocolate.

Se está beeem difícil, use vinagre ou glicerina vegetal que você deixa agir por uns 10-15 minutinhos.

E como sempre, jogue depois na máquina de lavar.

Desodorante

Já aconteceu que nem a lavanderia consegue tirar as manchas amareladas de suor e desodorante?

O que que faz neste caso?

  1. Você pode criar uma pastinha de bicarbonato de sódio e água morna que você esfrega na mancha. Deixe agir por uma hora (ao máximo) e repete. Depois coloca na máquina de lavar.
  2. Suco de limão, sal e sol! Não, não estamos falando de um dia de praia ou o seu coquetél favorito. Você pode colocar o suco direto na mancha em vez de no coquetél. O sal também que você usa para esfreguar. Deixa a peça secar no sol e lava depois na máquina.

Só tome cuidado com o tecido da roupa, não todos os tecidos e cores podem ser tratados assim.

Esmalte

Se você não tiver removedor de esmalte contigo, tem outros ingedrientes naturais que você pode usar para tirar esmalte:

  • Alcóol em gel.
  • Vinagre e suco de laranja
  • Suco de limão (com ou sem vinagre)

Aplique na mancha de esmalte e deixe agir durante uns 10 minutos. Depois esfregue bem levemente para não aumentar a mancha e joga na máquina de lavar.

Fezes (cachorro ou filhos)

Xixi

Tirar xixi de roupas ou de um tapete é relativamente fácil. No caso de um tapete que é mais difícil de colocar na máquina de lavar, tire o máximo possível com um pano, flanela (ou papel toalha). Borrife uma mistura de 1/3 de vinagre e 2/3 de água quente na área e deixe agir por 10 minutos (ao máximo). Com sabão (beeem cheiroso) e água (ou na máquina de lavar), você tira a mancha 🙂

Se a peça é branca e não tiver vinagre, pode usar bicarbonato de sódio também.

Cocô 💩

Com uma mistura de água quente (1-2 taças) com um pouco de detergente de lava-louças e um pouquinho de vinagre, deve poder tirar a maioria do presente que o seu cachorro ou filho deixou para você.

Molhe um pano limpo na mistura e use para tirar a mancha. Repete até tirar tudo.

Não esqueça de tirar a maioria do cocô primeiro… 😉

Frutas vermelhas

Morango, Cereja, Jabuticaba & Uva

Ops! Essas manchas são difíceis de tirar. Mas um ingrediente muito bom para tirar é leite. (Infelizmente não é um opção vegana.) Deixe a roupa com a mancha de frutas vermelhas durante uma noite em leite e lave bem depois. Você pode tentar usar suco de limão (siciliano) também.

Dica: não lave com sabão normal, a mancha vai ficar roxo e vai sair ainda mais difícil de tirar.

Tomate & Ameixa

Molha a roupa com água e coloque amido de milho por cima. Deixa agir durante um bom tempo e joga roupa depois (sem o amido) na máquina de lavar.

Fungo

Fungos odeiam um ambiente muito azedo e extramamente quente. Então coloque bastante vinagre na sua roupa. Você pode adicionar uma colher de bicarbonato de sódio também se quiser. Para um finishing touch, jogue água bem quente (> 40C) por cima. 

Geleia

Começa tirando o máximo de geleia possível sem aumentar a mancha. Água quente aqui geralmente funciona bem já os açúcares vão se dissolver na água. Se ainda tem uma mancha depois, use àlcool.

Gordura

Derramou alguma coisa gordurosa (como manteiga, azeite, óleo de girassol, …) nas suas roupas?

Sal vai absorver este óleo super bem, entre coloque bastante sal na mancha primeiro. Esfregue um pouco na mancha e deixe agir durante uns 15′.

Depois joga na máquina de lavar também.

Grama

Grama pode tratar com vários ingredientes, só tem que ser rápido. Sem esfregar muito, coloque detergente, suco de limão ou álcool na mancha. Se tiver sabão de coco, pode usar também.

Maionese

Tire a maioria sem aumentar o tamanho da mancha primeiro. 

Maionese é bastante gorduroso e geralmente feito com ovo.

Por isso duas coisas são importantes:

  • para tirar a gordura, use um detergente de lava louças. Geralmente esses contém ingredientes que tiram gordura.
  • não use água quente porque o ovo pode coagular

Óleo

Quando o sal não funciona (veja ‘Gordura’ aqui em cima), você pode usar um detergente com limão também.

Coloque na mancha, deixe agir, enxague com água morna e coloque na máquina com um detergente de lava roupas líquido.

Protetor Solar

Manchas de um protetor solar são super chatas de tirar das roupas. Então é sempre bom aplicar o protetor solar antes de se vestir. Mas às vezes não dá e o resultado é uma mancha marrom no seu vestido favorito.

O que você pode tentar fazer é tratar a mancha com água quente e sabão de coco que você esfregue direto na peça. Deixe agir por algumas horas e esfregue mais um pouco. Repete até tirar a maioria e jogue na máquina de lavar.

PECOH - Protege a pele que você revele

Ovo

Pare! Não jogue água quente em uma mancha de ovo. Ele vai coagular e aí nunca mais vai conseguir tirar.

A melhor forma é jogar sal na mancha e água fria. Assim que a mancha desapareceu inteiro, você pode colocar na máquina (com água quente)

Resina

Provavelmente essa mancha é mais difícil de encontrar, mas quem sabe.

A melhor forma de tirar é colocando a peça no congelador (ou colocar gelo em cima da mancha). Depois você tira a resina com as mãos, coloque um pouquinho de àlcool e joga na máquina de lavar.

Se a mancha já está há mais tempo, use manteigo ou óleo de massagem para deixar a resina mais mole. Tira com as mãos também, coloque àlcool na mancha e joga na máquina de lavar.

Sangue

Que nem com ovo, o que não pode fazer de jeito nenhum é jogar água quente. O sangue vai coagular.

Sabe porque animais ficam lambendo as suas feridas ou porque a gente coloca o nosso dedo na boca quando o cortamos? A Vitamina K na sua saliva pode te ajudar a tirar uma mancha de sangue.

Claro que isso não funciona para manchas grandes. Aí é uma boa ideia jogar água FRIA na sua roupa (se tiver água com gás, melhor ainda). Use sabão de coco ou um detergente se a mancha já tenha secado.

Tinta

Tire o máximo possível com papel toalha sem esfregar.

Deixe a roupa em um pouco de leite por meia hora e joga na máquina de lavar.

Se você é vegano, você pode usar água com bicarbonato de sódio, mas não em lã (mas provavelmente já não está usando lã de qualquer forma)!

Vinho

Tinto

Rápido, rapido! Jogue bicarbonato de sódio e vinagre na mancha.

As bolhas que se formam vão evitar que o vinho penetra o tecido e vão te ajudar a tirar o vinho. Tire com uma flanela ou papel toalha. Coloque um sabão/ detergente líquido em cima para tirar o cheiro do vinagre ao mesmo tempo. Ufa, foi!

O que funciona também: água com gás, vinho branco ou vodka.

Se a mancha já secou bastante, deixe a roupa em leite quente durante pelo menos uma hora.

DICA: O que você com certeza NÃO joga no vinho é sal.

Branco

Vinho branco é bem mais tranquilo de lavar do que vinho tinto.

É só usar água fria e enxaguar bem. Depois lave o quanto antes na máquina de lavar.

Conclusão

Agora você é pro em tirar um monte de manchas e todo mundo vai ficar super impressionado com a sua sabedoria. E tudo sem usar químicos agressivos que podem prejudicar a sua saúde.

Uhu! Agora você pode usar aquela camisa e calça favorita por mais tempo (e evitar que eles viram lixo, super sustentável também!)

 

Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.
Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: