facebook

Os melhores produtos naturais para bebês

PECOH

abril 21, 2022

dicas sustentáveis para bebes, mães e crianças

Ser mãe já é algo super trabalhoso né? Imagina agora querer ser sustentável também.

Se você já era mulher maravilha, você está prestes a avançar para o próximo nível (se isso ainda é possível 😉 )!

Mas quem sabe, uma dessas dicas pode até te trazer mais liberdade e conforto. De qualquer forma, você vai evitar que químicos nocivos chegam perto do seu tesourinho mais querido e quando crescer, eles vão ser orgulhosos de uma mãe (ou pai claro!) que cuidou tão bem do planeta para eles.

Como ser mais sustentável com bebês e crianças

Aqui listamos todas as nossas dicas sustentáveis e naturais para mães, bebês e crianças. Não diferenciamos entre idades porque cada criança é diferente e cada educação é diferente. Vocês que sabem melhor do que a gente o que é bom para o seu pequeno.

Vamos dar uma olhada primeira nas coisas não-materiais e depois em todos os tipos de produtos que pode usar.

aquela banana comida pela metade

Às vezes os nossos pequenos não comem a banana inteira e aí a gente acaba comendo ou jogando fora.

Mas e se você não quer comer, e também não quer gerar lixo orgânico? Tem uma solução super simples!

Tire um pote de plástico da gaveta, e coloque no congelador. Toda vez que o seu filho não come a fruta inteira, você coloca neste pote.

Assim que ficar cheio, jogue tudo no blender com um pouco de leite (vegetal) e faça uma vitamina super saudável e gostosa!

dicas sustentaveis para crianças comida
Brincar com a comida faz parte, mas em vez de jogar a fruta fora, tem mais que você pode fazer

hortifruti fresca

Continuando no tema de comida, é uma boa ideia pensar em comprar na estação e local.

Além de ser melhor para o planeta (hortifruti na estação requer menos energia, água e fertilizantes, e a comida local emite menos emissões), o hortifruti na estação e local contém mais nutrientes e vitaminas também!

Se puder, leva os filhos para a feira também. Assim elas conseguem ver e cheirar todos os legumes e frutas que existem. Pode ser uma boa experiência e podem aprender algo novo!

Uma aventura como presente sustentável
Presentes não precisam ser algo material. A criança vai ficar tão feliz com uma aventura e é uma ótima maneira de criar uma relação com ela

vamos aventurar!

Que criança não gosta de uma boa aventura?

Em vez de dar mais brinquedos e presentes materiais, pense em fazer um dia de aventuras. Pode ser em um parque de diversão, um dia na praia, um passeio na natureza ou cachoeira, um dia de velejar ou no zoológico. O ceú é o limite para a sua criatividade. E quem sabe o seu filho também tem uma ideia legal!

Além de ser um momento de aproveitar a natureza ou evitar lixo de embalagens, é uma ótima maneira de ser reconectar com o seu filho e criar uma relação especial.

brinquedos naturais

Se você quiser dar um presente físico, opte por uma opção de madeira ou de borracha natural. Nada com BPAs e químicos que os menores sempre acabam colocando na boca.

Quando o seu filho já cansou de todos os brinquedos que ele tem, tem um dica que recebi que acho super interessante: você sempre só expôe uma parte dos brinquedos. Depois um tempo, você troca. Aí o brinquedo ‘antigo’ vira novidade e você não precisa lidar com a bagunça, nem com comprando novos brinquedos o tempo todo.

Se não tem como ser natural e os brinquedos que eles têm realmente não são mais para a idade deles, você pode pensar em comprar/emprestar brinquedos de amigos e família. Ou comprar de segunda mão. As crianças crescem tão rápidos para investir tanto dinheiro e para gerar tanto lixo com brinquedos.

Roupas

Já que os pequenos crescem rápidos demais, as roupinhas também têm um prazo de validade mais curto. Então em vez de comprar tudo novo, pense em comprar de segunda mão, emprestar ou comprar de amigos e família onde os filhos já passaram essa idade.

mães e bebês

Os melhores produtos

A gente escuta muito que precisamos cuidar do planeta para futuras gerações, e os seus filhos com certeza fazem parte dessas gerações!

Além das dicas aqui acima, você pode fazer uma diferença ainda maior com essas alternativas sustentáveis para os produtos do dia a dia.

mães e bebês

sabão de coco

Sabão de coco é ótimo para tudo: lavar roupas, lavar louças, limpar a casa, e até pode fazer uma inseticida natural para as plantas. Ele existe no formato em barra que nem este sabão de coco em barra aqui e em formato de pó, como este lava roupas de coco.

Essas duas versões de sabão de coco são naturais e hipoalergênicos. Também escolhemos sempre a versão sem óleos essenciais para evitar que os óleos irritam a pelinha para quem é sensível.

shampoos sólidos & sabonetes naturais

Você não usa qualquer shampoo ou sabonete para o seu filho né? Geralmente é algo que não arde nos olhinhos, que são dermatológicamente testados e suaves para a pele e o cabelo deles.

Agora, imagina ter tudo isso em um formato super fofo de nuvem, só com ingredientes naturais e em formato sólido para evitar que tenha mais plástico neste mundo lindo onde os seus filhos vão crescer.

toalhetes reutilizáveis

Sabia que você não precisa comprar os toalhetes para limpar o bumbum do seu bebê?

Existe uma receita super simples e natural para criar a sua versão em casa:

Ingredientes:

  • 480ml de água (use água distilada ou ferve a água primeiro durante 5 minutos)
  • 1 colher de sopa de óleo de coco (se conseguir usar fracionado, melhor ainda. Ele fica líquido mesmo em temperaturas baixas e é menos gorduroso)
  • 1 colher de chá de sabão de castela
  • 10-15 gotas de óleos essenciais (opcional)
Instruções
 
  1. Misture todos os ingredientes juntos
  2. Você pode colocar a mistura em um borrifador e aplicar o spray na hora de usar o toalhete (você pode criar os seus próprios toalhetes reutilizáveis de panos macios que você tem em casa).
    OU
    Se preferir a versão descartável, você pode colocar papel toalha em um recipiente e jogar a mistura em cima. Certifique-se de que a mistura se espalhou bem e pronto! Essa receita é para 1 rolo de papel toalha inteiro.

panos de bagunça reutilizáveis

Eita! O seu neném também é campião em fazer uma bagunça em casa? Seja bem-vinda ao clube!

Fazer uma bagunça faz parte de ter um bebê em casa, mas isso não quer dizer que criar um monte de lixo com panos descartáveis também precisa fazer. Especialmente as mães que se importam com o meio ambiente podem se senetir culpada com essa quantidade de lixo.

Mas felizmente existem alternativas que não geram lixo. Você pode cortar camisetas velhas ou toalhas velhas com uma tesoura em toalhetes menores e usar esses para limpar a bagunça.

Depois joga na máquina de lavar (elas não ocupam muito espaço na máquina) e reutilize! Pode jogar junto também com fraldas de pano e as outras roupinhas do bebê e lavar com um lava roupas de coco hipoalergênico.

fraldas de pano

Já pensou em como as nossas avós e avôs trocavam fraldas sem ter a versão descartável de hoje?

Elas usavam fraldas de pano! Esses não geram lixo nenhum e é só lavar depois do uso. Geralmente essas fraldas também são beeeem mais fofinhas com desenhos de elefantes ou com cores coloridas.

Se você ainda não está pronta para usar fraldas, você também pode pensar em uma fralda de pano para nadar. Esses também já existem e pode ser um primeiro passo para testar fraldas de pano no dia a dia.

Use uma fralda de pano reutilizável para bebês ecológicos

protetor solar natural

Não é uma delícia ver o seu filho brincando na areia? Incrível como eles conseguem se divertir tanto né?

O mais importante nessa hora é cuidar da pele deles. Se você não usa aquelas roupas que protegem do sol com mangas compridas, coloque pelo menos um protetor solar.

O problema com o protetor solar hoje em dia é que a maioria contém ingredientes que são nocivos para a vida aquática, em particular os corais. E os corais são extremamente importante para a biodiversidade em baixo da água e para o equilíbrio marinho. Sem os corais, não terão mais peixes também.

Os corais já são animais (sim, são animais e não plantas) que sofrem bastante com o aquecimento global dos oceanos e o protetor solar só piora a situação. A nossa geração tem sorte de ter visto os recifes coloridos cheios de vida, mas do jeito que a gente está indo agora, os nossos filhos não vão ter mais essa sorte.

Por isso, se não tiver aquelas roupinhas, adquirem a versão natural e sustentável de um protetor solar. Hoje em dia já existem várias versões no mercado brasileiro que vão ajudar a manter esse mundo tão incrível em baixo da água para os seus filhos verem no futuro. 

babador de algodão orgânico

Já vimos vários tipos de toalhetes reutilizáveis e o legal é que não geram lixo. A maioria de vocês provavelmente já está usando um babador reutilizável e uma toalhinha para tomar banho, para arrotar, etc. Mas de que material foi feito?

O ideal é usar as versões feitas com algodão orgânico que são bem mais macios na pele dos bebês. Se você acha que não vale o investimento ou não tem como, peça essas versões da sua família ou dos seus amigos de presente. Você não precisa fazer tudo sozinha e no final você decide o que é melhor para o seu neném.

babador de algodao organico bebes sustentaveis

CHUPETA DE BORRACHA NATURAL

Os materiais que entram em contato com o nosso bebê são importantes. Eles colocam tudo na boca e às vezes os materiais não são tão seguros quanto a gente pensa.

Por isso pense em usar um mordedor e uma chupeta de borracha natural. Já existem umas versões no mercado.

DETERGENTE NATURAL

Nunca imaginou quanta louça um bebê deste tamanho pode gerar né?

E existe uma chance que também nunca conseguiu parar para pensar no detergente que usa para lavar esses pratinhos. Mas um detergente pode afetar mais do que só as mãos de quem está usando. Por isso um detergente natural, que além de não agredir a vida aquática e todos que bebem da água, é hipoalergênico e sem resíduos químicos para colar no pratinho do neném, é a melhor opção para criar uma casa e um ambiente seguro para a saúde da família.

Escova de bambu sustentável infantil

uma escova de dente de bambu infantil

Para a gente já era. Jogamos um monte de escovas de dente de plástico fora que ficarão 400 anos no planeta. E se a gente não mudar nada, isso só vai se acumular.

Mas podemos mudar isso para os nossos filhos. Com escovas de de dente bambu no tamanho infantil, podemos evitar pelo menos mais 4 escovas no meio ambiente por ano. Ebaa!

Absorventes para seios reutilizáveis

Para aquelas mães na fase de amamentação, tem uma chance que você está usando algum paninho para absorver leite caso vaze. Já pensou em usar a versão reutilizável? Por exemplo um ecodisco de algodão reutilizável no tamanho maior pode ser uma boa ideia, já que eles absorvem super bem!

canudos de bambu

Para as crianças que já gostam de tomar um suquinho natural mas que preferem usar um canudo (ou simplesmente porque é mais fácil e evite uma bagunça), pense em usar canudos de bambu ou de metal que são laváveis (só não recomendamos canudos de vidro por razões óbvias).

Conclusão

Vimos duas listas bem longas né? Uma com umas dicas gerais e uma outra de produtos sustentáveis para o dia a dia. Assim você vai ser um parente que cuidou do planeta e da casa onde os seus filhos vão crescer e brincar. Pode parecer dar mais trabalho, mas tenho certeza de que eles vão ser super orgulhosos e felizes por ter feito esse esforço.

É preciso de uma geração só para os filhos aprenderem o que é o ‘normal’ dos seus pais. O seu impacto não é só no seu filho, mas também nos filhos dos seus filhos etc, com você passando dicas de uma geração para outra. É o famoso: ‘porque a minha mãe sempre fez assim’.

Se quiser já começar a sua jornada natural como mãe sustentável, dedicamos uma página inteira na nossa loja para os produtos naturais para bebês, mães e crianças.

Vamos criar um mundo melhor para você e os seus filhos juntas 😊

E se estiver em dúvida, mande uma mensagem para a gente! Tentaremos te ajudar o máximo possível.

Um abraço!

As-melhores-dicas-para-bebes-sustentaveis

3 passos

mais dicas ecológicas?

Inscreva-se no newsletter

Para receber 1 email cheio de dicas legais todo mês

Receba o nosso e-book de brinde

Com 75 das nossas melhores dicas junto com o newsletter

Comece a sua jornada

Escolhe uma das dicas e comece a implementar no seu dia a dia. É fácil assim!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe uma resposta

Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.

OBRIGADA!

O seu PDF está te esperando!
Pronta para começar? :)

Natural

O seu guia de

tratamento capilar

Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?