facebook

Plantas para dentro de casa: os benefícios e melhores opções

PECOH

janeiro 31, 2022

plantas para dentro de casa

O pé na areia, a caipirinha (para quem gosta), água de coco e tudo o que nos aproxima da natureza fazem bem demais para qualquer ser humano. Mas na loucura das selvas de pedra nem sempre é possível estarmos tão próximos como gostaríamos. Mas existe um item que pode ajudar nisso: plantas dentro de casa.

Muito mais do que itens mega versáteis e bonitos na decoração, as plantas trazem benefícios para o ambiente e para você. Isso aí! Cuidar das plantinhas faz muito, mas muito bem para o corpo e para a mente. 

De acordo com pesquisa publicada no ScienceDirect, as atividades de jardinagem ajudam a reduzir sintomas relacionados à depressão, sendo cultivo de plantas considerado uma atividade terapêutica. 

E se você, assim como a gente, já é ou quer se tornar a “louca das plantas”, vem conferir este artigo e ficar por dentro de todos os benefícios que elas trazem para a gente. Boa leitura!

As plantas são grandes aliadas e fazem bem para o nosso ambiente. Para saber mais sobre atividades sustentáveis e que fazem bem para a natureza acesse o nosso blog.

Benefícios de ter planta dentro de casa

Durante a pandemia do novo coronavírus, os brasileiros passaram a ser mais apegados às plantas. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura, o setor fechou o ano de 2020 com alta de 10%.

E esse apreço pelas plantas não poderia vir em um momento melhor. Com a necessidade de distanciamento e isolamento social, muitas pessoas passaram a ter problemas relacionados à ansiedade. E as plantas podem auxiliar no alívio da 

tensão de estar confinado, do trabalho remoto, etc. 

Abaixo listamos os principais benefícios de ter plantas dentro de casa. Confira!

Reduzem o estresse

Estar mais próximo de plantas naturais promove uma desaceleração considerável dos batimentos cardíacos, reduz os níveis de estresse e também os níveis de ansiedade. 

Além disso, a cor verde, majoritariamente presente nas plantas, também auxilia no equilíbrio interno e age proporcionando efeito calmante natural.

Melhoram o seu bem-estar

As plantas têm o poder de fazer você se sentir bem, tanto física quanto mentalmente. Elas trazem para os indivíduos o aumento das emoções positivas, boas energias, vigor e relaxamento.

Deixam o ambiente mais aconchegante

O primeiro ponto é que as plantas trazem vida e aconchego a qualquer ambiente. Elas melhoram o clima de forma natural, uma vez que purificam e umidificam o ar.  E como já mencionamos, o verde tem um efeito calmante em nossa mente e aumenta a conexão com a natureza.

Melhores plantas para ter dentro de casa

Cada tipo de planta traz diferentes benefícios para o ambiente além de exigirem diferentes tipos de cuidados. E para te ajudar, nós selecionamos cinco tipos de plantinhas perfeitas para dentro de casa.

Suculentas

suculentas

As suculentas são plantas para dentro de casa bem famosas. Elas possuem raiz, talo ou folhas engrossadas. Essas características permitem o armazenamento de água durante longos períodos de tempo.

Os cuidados são bastantes simples e elas costumam ter uma vida bem longa se for bem cuidada.  Basta ficar de olho nos detalhes.

Se as folhas derem sinal de que vão começar a murchar, basta aumentar de forma gradativa a quantidade de água. E por outro lado, se as folhas começarem a apodrecer, basta diminuir a quantidade de água. Além disso, é preciso dar luz solar para elas.

Fitônia

As fitônias são a opção número 1º para quem ama os terrários, que são os jardins em miniatura feitos dentro de estruturas de vidro fechadas. 

Ela se dá super bem em ambientes úmidos e é de pequeno porte. Além disso, o enraizamento é bem rápido e as folhas possuem cores super intensas.

Na hora de cultivar essa plantinha, é preciso ficar atento a alguns pontos. Por exemplo, ela gosta de muita claridade, mas desde que esteja protegida contra raios diretos do sol. Outro ponto é que o solo deve ser fofo, fértil e bem irrigado. Ah, e a fitônia é uma planta que deve receber bastante calor e alta umidade do ar.

Costela de Adão

Monstera deliciosa é o nome científico da costela-de-adão, uma planta para dentro de casa que tem se tornado cada vez mais popular. Isso porque consegue se adaptar super bem e é de fácil manutenção.

Ela é mais uma fã dos climas tropicais e consegue preencher bem os espaços. As suas folhas tem um tom de verde bem escuro e elas receberam o apelido justamente por suas folhas serem entrecortadas em um desenho que lembra o de uma costela.

Espada de São Jorge

Além da sua beleza e praticidade, a Dracena Trifasciata, popularmente conhecida como Espada de São Jorge, é muito usada pelos seus significados que variam de acordo com a crença. 

Elas são excelentes plantas para dentro de casa, pois requerem poucos cuidados e, para quem acredita, tem o poder de afastar mau olhado e energias negativas.

Samambaia

samambaias

Talvez uma das mais clássicas das plantas usadas dentro de casa! E para mantê-las basta garantir que elas não peguem muito vento, fuja com elas do sol e mantenha o clima o mais úmido possível.

Esses cuidados vão garantir que a sua samambaia fique bem bonita e saudável. 

Em termos gerais, ter plantas dentro de casa só traz vantagens para o seu lar e para o seu bem-estar geral. 

Independente da espécie da sua preferência, mantenha os cuidados e elas cresceram cheias de vida e beleza.

As plantas são grandes aliadas e fazem bem para o nosso ambiente. Para saber mais sobre atividades sustentáveis e que fazem bem para a natureza acesse o nosso blog.

Conclusão

Além dessas diquinhas marotas de plantas para usar dentro de casa, a gente também traz diversas informações e produtos para um estilo de vida mais sustentável. E para tornar a sua casa ainda mais sustentável, conheça os produtos da Pecoh.

Então, que tal você dar uma passada nas categorias da nossa lojinha e ver esses itens mara que, além de serem super práticos e úteis, são ecológicos e contribuem para a preservação do nosso lindo planetinha.

E já que você chegou até aqui, leia também: Sabonete em barra ou líquido? Vantagens e desvantagens de cada um para o seu corpo e o planeta

3 passos

mais dicas ecológicas?

Inscreva-se no newsletter

Para receber 1 email cheio de dicas legais todo mês

Receba o nosso e-book de brinde

Com 75 das nossas melhores dicas junto com o newsletter

Comece a sua jornada

Escolhe uma das dicas e comece a implementar no seu dia a dia. É fácil assim!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe uma resposta

Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.

OBRIGADA!

O seu PDF está te esperando!
Pronta para começar? :)

Natural

O seu guia de

tratamento capilar

Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?