facebook

O jeito mais fácil de ter um quarto sustentável e super aconchegante

Quarto Sustentável com Kindle, café e plantas
Descubra como realmente ter um quarto sustentável e aconchegante, não importa o tamanho! E não é complicado nem caro, mas sim agradável e sustentável.

O quarto é o lugar que te ajuda a realizar os seus sonhos.

Literalmente.

Você precisa se relaxar para dormir bem. É só assim que você vai acordar com energias renovadas. Só assim você vai estar pronta para dominar o seu mundo! 💪

Você já percebeu que quando pessoas falam de um quarto aconchegante, elas imaginam isso:

  • mais travesseiros,
  • mais cobertores,
  • mais quadros,
  • mais plantas,
  • mais decoração,
  • mais cabeceiros e armários …

Sempre é mais coisas.

E pode ser que o seu quarto fique mais aconchegante. Mas isso também quer dizer mais trabalho para limpar e cuidar (e então mais dor de cabeça).

Um quarto sustentável e aconchegante de verdade

Em um quarto sustentável e aconchegante de verdade, você não enfia o seu quarto com coisas que te distraem e te dão mais trabalho. Não, aqui estou falando de você criar um ambiente onde pode realmente relaxar.

Estou falando de um quarto que te reconecta com a natureza, te relaxa e te traz o melhor sonho. Assim você realmente vai acordar com energias renovadas para dominar o mundo. E você não faz isso com alguns travesseiros a mais que tem que tirar todo dia da cama e colocar bonitinho de volta.

Estou falando de um quarto sustentável que te traz benefícios na área de saúde! Um quarto que é limpado com produtos naturais, sustentáveis e alergênicos em vez de trazer químicos que podem afetar o seu sono. 

Estou falando de um quarto com uma rotina sustentável e simples. Um quarto que vai te dar menos trabalho em vez de mais. Que não vai sair caro por causa das decorações e cobertores a mais. Tudo isso com uma rotina que funciona de verdade e que vai colocar o seu corpo em um estado de relaxar.

O preconceito

Um preconceito de sustentabilidade é que sustentabilidade é mais caro e que te dá mais trabalho. Aqui quero mostrar que não é assim.

Primeiramente mostrando que você não precisa comprar mais coisas para poder relaxar mais. Vamos simplificar com uma rotina sustentável para você usando só conceitos de sustentabilidade e mostrando quais produtos sustentáveis você pode usar (para facilitar a sua busca).

Uma rotina simples é tudo que você precisa. Vou te mostrar como manter o seu quarto organizado, como limpá-la da melhor forma e como evitar bichinhos.

Para quem adora plantas tanta quanto eu ou relaxa melhor com fragrâncias, vou te mostrar quais plantas e óleos essenciais são os melhores.

Vamos acabar com esses preconceitos juntas!! 😀

ROTINA DE MANHÃ

Você é o que chamam de morning person? Alguém que já está acordada antes do despertador? Leia a coluna a esquerda.
Se você é aquela pessoa que tem que tirar pela perna da cama, leia o lado direito.

Para quem pule da cama

Nem vamos falar de um despertador, porque você provavelmente já está acordada antes de dar uma chance para ele. O dia não começa sem você! E provavelmente você já está com fome, não é?

Depois de olhar tudo no celular que você queria (você ganha o meu respeito eterno se você não faz isso) e pule da cama, você faça o seguinte:

  • Abra a janela para deixar o sol/ a luz entrar e um ventinho para refrescar o quarto e renovar o ar.
  • Faça a cama de uma forma simples. Quanto mais o colchão está exposto e respire, melhor.
  • Se tiver água sobrando que não bebeu ao longo da noite, regue as suas plantas com ela.
  • Se você for um morning person de verdade que nem eu, você provavelmente estava com uma bateria baixa e no último esforço do dia, jogou as roupas no chão. Pegue-as e coloque-as no armário ou para lavar.
  • Se já estiver usando o seu pijama durante 3-4 dias, coloque-o para lavar também.

Para quem aperta o snooze

Já apertou o snooze umas 5 vezes e está começando a se sentir culpada? Ou já está contemplando como você pode dorme mais um pouco e ganhar esses 10′ de volta comendo muito rápido ou tomando uma banho super eficiente? 😉

Depois de olhar tudo no celular que você queria (você ganha o meu respeito eterno se você não faz isso) você faça o seguinte:

  • Sem sair da cama, tente abrir a janela da forma mais ineficiente possível para deixar o sol/ a luz entrar e um ventinho para refrescar o quarto e renovar o ar.
  • Sem se esforçar demais: faça a cama de uma forma simples. Quanto mais o colchão está exposto e respire, melhor.
  • Se tiver água sobrando que não bebeu ao longo da noite, regue as suas plantas com ela e boceje uma ou duas vezes.
  • Colocou as suas roupas no armário ontem? Caso não, se esforça e coloque-as no armário ou para lavar.
  • Se já estiver usando o seu pijama durante 3-4 dias, coloque-o para lavar também.
Um quarto aconchegante com cama, plantas, livro e cafe

A CAMA E OS BICHINHOS

A nossa cama está cheia de bichinhos!

E não estou falando de gatos ou cachorros (ou qualquer outro pet que você gosta de ter na sua cama).

Estou falando de bichinhos bem menos fofos que você provavelmente não quer na sua cama.

Principalmente ácaros (do pó) vão estar presentes no colchão, em travesseiros e lençóis.

Esses bichinhos comem a nossa pele morta ou fios de cabelo que naturalmente perdemos. São eles também que causam alergias e até asma para muitas pessoas. Eles gostam de lugares quentinhos e húmidos. É o tipo de quarto mais aconchegante para eles.

Felizmente tenho várias dicas aqui para evitá-los ou até expulsá-los.

O que também pode viver no seu colchão são formigas, e aqui também tenho umas dicas sustentáveis para se livrar delas 😉

De qualquer forma, tenho uma rotina eco-friendly que você pode aplicar direto para ter o seu quarto sustentável também.

 

Lavar as roupas de cama

1. Toda semana, tiro os cobertores e tudo para lavar na máquina de lavar roupas. O melhor seria em água quente, então pode acrescer água quente se puder, mas o mais importante é lavar tudo toda semana. Outra opção é deixar o colchão no sol e as roupas de cama no congelador.

O coberdrom ou endredom

2. O coberdrom ou endredom ou qualquer coisa mais grossa em qual você não dorme direto, você lava cada 6 meses ou leva para a lavanderia. Se está fazendo a sua limpeza primavera, adicione este ponto e o próximo à sua lista.

O colchão

3. A cada três meses (ou como eu gosto de pensar: cada nova estação), você vire o colchão. Também aproveito para tirar todas as roupas de cama e qualquer proteção do colchão e aí aproveito para tratar o colchão desta forma:

Contra ácaros

Misture água fervida com umas gotinhas de óleo essencial de eucalipto ou melaleuca (conhecido como tea tree também) e borrife no colchão. Os ácaros odeiam isso e você vai ter um colchão cheirosinho.

Contra formigas

Aqui é bom usar qualquer coisa cítrica como este multiuso ou até água fervida com uma folha de loura e depois adiciona óleos essenciais de laranja ou limão. Neste caso, você coloca a mistura em um borrifador e borrife na cama e no colchão inteiro. As formigas não vão gostar!

lavender (1)

Bicarbonato de sódio

Se você ainda não sabe, eu adoro usar bicarbonato de sódio para tudo. Sempre tenho um MONTE aqui em casa 😀
E para limpar o seu colchão também funciona muito bem. Coloco sempre uma mini camadinha de bicarbonato de sódio no colchão e deixo agir por algumas horas. Depois uso o meu aspirador de pó para tirar tudo (prefiro sempre um com um filtro HEPA e um que fique em pé ou pendurado na parede para ocupar menos espaço no ‘quartinho da bagunça’ como a gente costuma chamar aqui).

Pets

E agora sim estou falando dos nossos melhores amigos!

Não tenho pets, mas quando a gente fica de babá dos cachorros dos nossos amigos, temos uma regra: eles não entram na nossa cama. 

Não que temos medo de eles fazerem xixi ou qualquer outra besteira na nossa cama, mas é mais por causa dos pelos e as alergias. Então recomendamos isso para todo mundo. É super gostoso ficar com o seu pet na cama, mas talvez podem ficar no sofá?

Cachorro em uma Cama no Quarto Sustentável
Apesar do meu coração derreter com carinhas fofas assim, a gente não deixa pets entrarem no nosso quarto ou na cama para evitar pelos e alergias

A LIMPEZA SUSTENTÁVEL E UM QUARTO MINIMALISTA

O conceitos de minimalismo e sustentabilidade são super lincados: um presa ter menos coisas, o outro menos lixo. E quanto menos coisas você tem e compra, menos lixo você vai gerar.

É simples assim.

E a parte boa disso para limpeza é que não preciso gastar tempo limpando todas as coisas que eu (não) tenho. Assim tenho mais tempo para focar na minha família e na minha carreira, para me focar nos meus sonhos e o meu potencial 🙂

Então como ter um quarto sustentável e minimalista que não te dá muito trabalho e cria um ambiente limpo para poder relaxar e dormir em paz?

Só o importante entra em um quarto sustentável

O que isso inclui?

  • Um livro ao máximo, ou o seu Kindle. A não ser que você lê um outro livro todo dia, os outros livros que você não está lendo vão coletar poeira.
  • Uma lâmpada
  • Se tiver uma cabeçeira (eu não tenho no meu quarto), tente tirar as coisas que colocou nela ao longo da semana, como brincos e outras jóias, óculos, receitas médicas, remédios, revistas, lenços usados (preferencialmente de tecido em vez de papel), …

Dica Sustentável

Economize energia e dinheiro trocando as lâmpadas por LED.

O que isso não inclui?

  • Cadeiras a mais que só coletam roupas. Porque decorar o seu quarto se você só vai criar uma bagunça nelas e ficar frustrada com o resultado?
  • Um monte de travesseiros
  • Uma lixeira. Não crio muito lixo no quarto, na verdade não crio lixo nenhum, então não tenho uma lixeira no meu quarto. Se você tiver um escritório no seu quarto, talvez você tenha uma, mas pense no lixo que você tipicamente gera e como você pode evitar e reduzir esse lixo.
  • Uma cesta de roupa suja. A gente já leva tudo direto para a lavanderia aqui em casa. Mas se gostar muito de ter um, pense em colocá-lo dentro do seu armário.
  • Um monte de jogos de cama e de lençóis. No meu quarto tenho dois que troco cada semana e então não ocupa muito espaço.

Dica Sustentável

Use lençóis feitos de tecidos naturais como linho. Roupas de cama antigas você pode cortar em panos de chão ou para secar as janelas.

A limpeza

Se você está seguindo o programa da limpeza primavera, adicione o seguinte à sua lista:

duas vezes por ano (quando troco as roupas de verão pelas de inverno e contrário), aproveita para limpar a gaveta e para doar as roupas que você não vai usar mais ou para fazer panos daquelas que nem são mais doáveis.

Depois eu passo um aspirador de pó para tirar as sujeiras soltas e com um multiuso à base de laranja ou uma mistura caseira de água, limão (siciliano) e meus óleos essenciais favoritos (eucalipto é uma boa dica para o quarto) eu deixo tudo cheiroso e super limpo.

E deixando um pedaço de madeira de cedro ou um saquinho com lavanda seca no armário, o meu armário continua cheirando muito bem e as mariposas também não gostam. Assim consigo proteger as minhas roupas também.

Toda semana você também passa um pano ou o aspirador de pó para deixar o quarto mais agradável e ajudar aquela pessoa na sua casa que tem alergias.

Dica Sustentável

Se você tiver uma composteira em casa, você pode jogar pedacinhos ou fios de algodão, de linho, seda, bamboo, lâ e juta nela. Jogue também penas do endredom ou dos travesseiros, ou qualquer pedacinho de couro (cortados em pequenos pedaços)

Um quarto sustentavel, minimalista e aconchegante
Um quarto sustentavel, minimalista e aconchegante é muito mais fácil para limpar. Gasta tempo em você em vez de limpar todas as coisinhas que você comprou.

As melhores plantas e frangrâncias naturais para o quarto

Infelizmente colocando algumas plantas não vai melhorar a qualidade de ar no seu quarto.
 
Ouvi uma vez em um podcast que para melhorar a qualidade de ar em um quarto de 10m2, já precisaria de umas mil plantas.
 
Eu adoro plantas que nem qualquer outra pessoa (talvez um pouquinho mais que isso), mas duvido que você vai querer colocar mil plantas no seu quarto.
 
A não ser que você quer dormir na sua própria floresta em uma rede. Pode ser aconchegante também. Com umas lâmpadas. Talvez eu fale com o meu marido à noite sobre o que ele acha … 😅
 
Bom, de qualquer forma, algumas plantas podem sim ter outros benefícios.
 
Como por exemplo devolver umidez ao ar, especialmente nos meses entre julho e setembro quando o clima é mais seco.
 
Umas boas opções são lavanda, gardênia e aloe vera.
 
Este último não vai liberar nenhum cheiro, e neste caso você pode usar saquinhos, aromatizadores ou sprays com fragrâncias de algodão, jasmim ou lavanda.
 
São fragrâncias menos fortes que te ajudarão a relaxar.
 
E basicamente uma boa noite de sono é que a gente precisa para ir atrás dos nossos sonhos, não é?

Um design biofílica

Se quiser relaxar ainda mais no seu quarto agora limpo, existem uns truques que você pode usar também para te reconectar com a natureza. As plantas e fragrâncias já vão ajudar, mas já pensou em sons e materiais?

Sons

O seu despertador provavelmente é a primeira coisa que você escuta de manhã.

Então é uma boa oportunidade para escutar sons da natureza em vez de um toque muito chato. Abre a janela também para escutar melhor os passarinhos ou a chuva.

Coloque enquanto estiver lendo um livro a noite ou de manhã, umas músicas de sons de natureza. Vai te ajudar a relaxar.

toque

Sabia que pessoas ficam mais felizes e relaxadas quando dão carinho em animais?

O toque é super importante também.

Então onde puder, use materiais naturais, como madeira, pedra, algodão, lino (para as roupas de cama), … para introduzir materiais naturais. Materiais que imitam a natureza funcionam também, mas o efeito não é tão forte quanto.

Abrindo a janela, o vento vai poder entrar, mas uma maneira de sentir a natureza.

ARTE

Se você realmente quer colocar arte nas paredes ou nas cabeceiras (se tiver), tente colocar algo que imita a natureza, especialmente quando a janela do quarto não tem uma vista.

Uma imagem de natureza já tem um efeito positivo na nossa mente.

A conclusão

Falamos de uma rotina simples de manhã para quem pule da cama e para quem é pulada da cama.

Uma rotina diária que não requer muito tempo de você. Isso é ideal para quem quer ir atrás os seus sonhos (ou para quem quer ficar mais uns 5′ na cama 😉 )

Falamos também dos bichinhos que entram no nosso colchão, nas travesseiras e roupas de cama e como se livrar deles de forma sustentável e saudável.

Incluímos como você limpa o quarto só com produtos sustentáveis e como você deixa-o super aconchegante com plantas e fragrâncias naturais.

Tenho certeza que o seu quarto vai ser muito mais aconchegante e sustentável.

E não estou falando em termos de mil travesseiros e de coisas que você tem que comprar para fazer isso.

Na verdade estou falando de fazer o contrário, de simplificar, para você ter tempo sobrando que pode gastar em outras coisas, como focar na sua carreira, sair com o seu namorado ou brincar com os seus filhos.

E para focar naquilo que é mais importante na vida, você precisa de um quarto sustentável que é limpo e organizado para ter paz na sua mente.

Pronta para simplificar e ‘sustentabilizar’ a sua vida? Tem algo que esquecemos de mencionar ou tem uma dúvida, entre em contato com a gente!

Um beijo!

Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.
Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: