facebook

Sabão de coco: Tudo sobre esse grande aliado Lixo Zero

“Sabão de coco é que é bom”. Você com certeza já ouviu essa frase ou algo parecido vindo da sua avó, tia ou daquela sua vizinha que é a amante dos produtos naturais.

E olha só, elas estão certíssimas! O sabão de coco é um costume antigo, mas que traz muitos benefícios para o seu dia a dia. Além de ser bem menos tóxico e agressivo, tanto para o meio ambiente quanto para os seres humanos.

E para te contar tudo sobre esse produtinho mara a gente preparou este artigo. Boa leitura!

Aproveite a versatilidade de um sabão de coco em barra no seu dia-a-dia!

Para que serve o sabão de coco?

O sabão de coco é um verdadeiro pau para toda obra! Podemos dizer que o produto é pioneiro no conceito de multiuso.

Com ele é possível lavar roupas e louças de qualquer cor e textura. Além de limpar perfeitamente locais como fogões e pias, entre diversos outros equipamentos do dia a dia doméstico.

Ah, e muitas pessoas usam para fins dermatológicos.

O que tem no sabão de coco?

Para explicar o que tem no sabão de coco, a gente precisa voltar lá nas aulas de química do ensino médio e fundamental.

Os sabões são substâncias denominadas com tensoativas. Em outras palavras, eles diminuem a tensão formada entre dois líquidos. Desse jeito, substâncias como água e óleo não conseguem ficar separados.

É por isso que eles são usados para limpeza, pois conseguem absorver a gordura.

O óleo de coco consegue gerar uma quantidade maior de glicerol, o que o deixa bem mais agradável ao toque.

O seu parceiro mais comum na composição do sabão é o hidróxido de sódio e o Lauril. Esse é um tensoativo mais suave e faz parte de vários outros produtos.

Benefícios do sabão de coco

Cheiro suave, menos agressividade para a pele e ao meio ambiente, maior durabilidade e mais lavagens. Esses são só alguns dos benefícios que o sabão de coco oferece.

Além disso, a versatilidade é mais uma das razões pelas quais o sabão de coco é um queridinho de várias gerações.

Benefícios do sabão de coco na limpeza

Como dissemos anteriormente, o óleo de coco inaugurou a categoria dos multiusos. Afinal, ele é eficiente na lavagem de louças, roupas e superfícies.

Listamos separadamente como ele age em cada situação!

  • Lavagem de roupas: ajuda na remoção das manchas e no branqueamento das peças que são mais finas e delicadas; o uso mais comum é na lavagem de roupas de cama, mesa, banho e nas roupas das crianças;
  • Lavagem de louças: a aplicação é semelhante ao detergente líquido, é só esfregar a esponja na barra de sabão de coco e seguir com a lavagem habitual;
  • Superfícies: no caso das superfícies, a recomendação é dissolver o sabão de coco com água e adicionar a mistura em borrifador.

Sabão de coco pode ser usado no banho?

Sim! Você pode sim usar o sabão de coco para fazer a higiene pessoal. Na verdade, ele é um verdadeiro irmão camarada para, por exemplo, retirar o sal da pele depois de um banho de mar, lavar de forma profunda o cabelo e atuar como anti-resíduos.

Mas é bom ficar ligado e só comprar o produto em lojas de produtos naturais, pois as opções disponíveis nos supermercados costumam não ser puras e possuir vários aditivos químicos.

No entanto, deve prevalecer sempre o bom senso. O sabão de coco abre bem as cutículas do seu cabelo. Por isso, analise sempre a necessidade de usar o item com uma frequência maior ou menor.

Sabão de coco na sustentabilidade: um aliado Lixo Zero

O conceito de lixo zero é cada vez mais importante em nosso dia a dia. Diversos ambientes no planeta estão sofrendo com o acúmulo de lixo. 

E pode acreditar, as consequências não são só para as próximas gerações, nós já sentiremos esses impactos.

E sim, o sabão de coco, especialmente o natural, é um grande aliado da sustentabilidade. A sua composição não é tóxica e diversas marcas investem em embalagens biodegradáveis.

Então fique ligado na hora de selecionar o produto para garantir que ele é realmente um amigo do meio ambiente.

Como fazer sabão de coco natural

Ah, você também pode fazer sabão de coco natural em casa, aproveitando o óleo de cozinha. Ou seja, além de ter o produto, você evita que vários litros de óleo seja despejados na natureza.

E para fazer o sabão você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 litros de óleo de cozinha usado em frituras, limpo e coado;
  • 500g de soda cáustica em escamas;
  • 2 cocos frescos ralados;
  • 1 forma quadrada para bolo;
  • 700 ml de água;
  • 125 ml de álcool de cereais.

Você deve processar a água e o coco até que se forme uma pasta grossa. Depois cozinhe a mistura até reduzir bem. Em uma panela separada aqueça o óleo e deixe reservado.

Com muito cuidado, dissolva a soda em um balde plástico com água quente, em seguida junte a mistura do coco e o óleo e mexa bem. Depois coloque tudo na bandeja, deixe esfriar e corte as barras no tamanho desejado.

Formas de usar o sabão de coco

O sabão de coco pode ser usado em vários formatos. Como em barra, líquido, em pó ou diluído e borrifado sobre as superfícies. Todas as formas são igualmente eficientes e trazem todos os benefícios desse produtinho mara!

Aproveite a versatilidade de um sabão de coco em barra no seu dia-a-dia!

Conclusão

O sabão de coco é natural. Sabão de coco é sustentável. Sabão de coco é tudo! 

Invista nesse item versátil para a sua rotina e desfrute de todos os benefícios, tanto para o seu lar quanto para o seu bem-estar físico.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.
Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: