facebook

Uma Casa Limpa & Sustentável? Use Sabão De Coco!

Sabao de Coco em Barra natural da Positiv.a na PECOH Lixo Zero | Produtos Sustentaveis
Eu gosto de limpeza! Disse ninguém nunca... Consome tempo, dinheiro e é nada prático. Até que achamos este sabão de coco lixo zero que foi uma revelação em casa

Uma revelação para simplificar a limpeza em casa

Não tem como fugir, a sua casa vai sujar de novo. Então você vai ter que fazer a sua atividade favorita: a limpeza da sua casa! Não é?

Hmm, talvez só a primeira parte seja verdade. Pelo menos para nós é assim. Limpeza é algo tão repetitiva e pode parecer que só consome tempo, mas viver em uma casa limpa e sustentável também tem a sua charme 😉 Mais ainda se a sua casa for Lixo Zero. É mais uma coisa que pode tirar da sua lista to-do.

Mas por quê complicar algo como limpeza que já não gostamos de fazer? Ou por quê não investir o nosso dinheiro e tempo em outras coisas do que produtos de limpeza? Será que um simples sabão de coco consegue resolver? Claro que a resposta é sim! (Se não, tem uma grande chance que não estaríamos escrevendo este artigo.)

Os benefícios

Aqui listamos umas vantagens de simplificar e naturalizar a sua rotina de limpeza:

A. Melhor para a sua saúde mental (e gaveta)

A barrinha de coco é algo bem compacto que rende bastante e que pode usar para tudo, então é perfeito para economizar espaço. E quanto menos espaço as coisas ocupam, quanto menos poeira se acumula e mais organizadas as nossas gavetas ficam né. E com mais organização, a gente encontra mais tranquilidade. Está na hora de respirar fundo e de facilitar a sua vida e rotina de limpeza. De forma sustentável e lixo zero claro.

B. Melhor para a sua carteira

Investe o seu tempo e dinheiro em outras coisas em vez de comprar 20 produtos de limpeza todo mês. Em vez disso, use poucos produtos só, como este sabão de coco, que já vai limpar grande parte da sua casa. Quem disse que sustentabilidade precisa ser mais complicado ou caro?

C. Melhor para o meio ambiente

Ah, a nossa parte favorita! É por isso (e porque ele funciona muito bem) que a gente adora este sabão de coco.

Primeiro, ele vem em uma caixinha de papel reciclável (e quem compra com a gente, sabe que pode pedir os produtos sem embalagem e ganhar descontos até!) então simplesmente separando o papel, você já vai evitar que ele acaba nos aterros sanitários. Assim podemos evitar um monte de plástico de produtos de limpeza líquidos.

Segundo, o sabão de coco que estamos usando contém só ingredientes naturais e biodegradáveis. Então pode jogar na pia sem se preocupar com o impacto na vida aquática. Ufa!

D. Melhor para a sua pele

Este sabão de coco natural da marca Positiv.a é hipoalergênico, então não precisa usar luvas para proteger as mãos, que este sabão não vai agredir a sua pele

Não é tudo que a gente quer? Economizar espaço, tempo e dinheiro sem agredir a natureza nem o nosso corpo. Gente, estamos apaixonadas por este sabão!

Umas barrinhas de sabão de coco, um pouco de água e umas buchas vegetais já te levam muito longe na limpeza da casa.

Sabao de Coco em Barra natural da Positiv.a na PECOH Lixo Zero | Produtos Sustentaveis para uma casa limpa sustentável

Como usar sabão de coco em casa?

Então para quê serve este sabão? O que posso limpar com ela? Uso direto ou é preciso misturar com outros ingredientes?

Vamos mergulhar em todas as opções juntas. Separamos as aplicações por área para facilitar:

A cozinha

Essa barra de sabão de coco pode usar direto nas louças, panelas de inox, pratos e talheres de bebê ou potinhos do cachorro por ser hipoalergênico. É só passar uma bucha vegetal e molhada nela e esfregar a peça.
Quanto mais você deixa a barra secar entre lavagens, melhor! Assim a barra vai durar mais 🙂

A lavanderia

Manchas nas roupas, roupinhas de bebê ou roupas íntimas ou delicadas podem ser lavadas com este sabão de coco. A forma mais fácil e rápido é molhar a barrinha e esfregar direto na peça. 

Dica: Corte a barra em dois no sentido comprido, assim ela vai caber melhor na sua mão.

Para usar na máquina de lavar roupas, temos um sabão de coco já pronto que rende 48 lavagens e que não vem sem plástico nenhum! A embalagem inteira é reciclável. Perfeito para uma casa lixo zero. Clique aqui para saber mais.

As superfícies (incl. espelhos e vidros)

Que nem nas roupas, a gente usa o sabão de coco com um pouquinho de água em tudo (sempre testando em tecidos especiais em um lugar escondido primeiro). Tem nada que o sabão de coco com água e uma bucha não resolve.

Mas se quiser aumentar a potência da sua mistura, adicionando uma leve esfoliação (por exemplo para tirar poeira que colou na superfície), acresce bicarbonato de sódio á mistura para criar uma pastinha líquida.

O seu próprio multiuso

Sempre tiro essa mistura da minha gaveta quando preciso limpar uma superfície bem suja.

Sempre tiro essa mistura da minha gaveta quando preciso limpar uma superfície bem suja que nem nessas fotos. Aplico a pastinha com uma bucha, deixo por 5-10′ e depois com a bucha (ou um esfregão) esfrego bem a superfície. Finalizo tirando tudo com água e uma flanela. E olha a diferença na foto abaixo! É de uma mesa muito antiga que não conseguia limpar com um multiuso normal. Precisei das granulas do bicarbonato de sódio para realmente tirar o pó grudado na mesa.

É bem simples de fazer o seu em casa.

Ingredientes:

– 1/2 barra de sabão de coco (ou seja 50gr)
– Bicarbonato de sódio: o mesmo volume do sabão de coco
– Optional: Óleo essencial de Melaleuca (e se quiser também uns óleos só para dar um cheirinho)
– Água (500ml)

Modo de preparo:

1. Raspe as 50gr de coco e coloque em um borrifador
2. Adicione bicarbonato de sódio e os oleos essenciais (umas 10 gotinhas deve ser o suficiente)
3. Adicione água
4. Misture bem e deixa uma noite para as raspinhas de coco se derreterem na água (mas se não tiver tempo, já pode usar direto também)

Boa sorte!

As plantas

Faça a sua própria fungicida natural sem químico nenhum!

Inseticida de sabão de coco
Essa insecticida e fungicida pode ser usado para combater pulgões, ácaros, moscas brancas, besouros, etc. O modo de preparo é bem simples. Você vai precisar de:

Rale o sabão de coco, coloque em um borrifador e adicione a água quente. Misture bem e pronto! Assim que esfriar, pulverize sobre as plantas afetadas durante alguns dias.
 

Inseticida sabão de coco e alho
Essa mistura é ideal para combater cochonilhas brancas, carapaça, brocas, ácaros, lagartas, vaquinhas e pulgões. Os ingredientes você provavelmente já tem em casa. Agora só falta um borrifador para misturar todos juntos:

  • 500 gramas de alho
  • 50 g de sabão de coco
  • 10 colheres de chá de óleo mineral ou vegetal
  • 2,5 litros de água

Faça um purê dos dentes de alho (pode ser no liquidificador), acresce o óleo  mineral ou vegetal e deixe por 24 horas.
Rale o sabão de coco e em uma outra vasilha, dissolva o sabão em 2,5 litros de água. Misture as duas preparações juntas e coe.

Essa mistura é feita para diluir na proporção de uma parte do produto para 20 de água. Depois é só pulverizar sobre as plantas.

Agora que conhece todas as possibilidades com sabão de coco, já entendeu que não pode faltar em uma casa limpa, sustentável e lixo zero né?

Você conhece mais maneiras de usar? Avise a gente, seria bem legal adicionar os seus truques e sabedoria também!

Abraços,

PECOH

Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.
Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: