facebook

Sustentabilidade no Banheiro

Zero bagunça e Zero lixo

A chave para ter um banheiro aconchegante é ter um que não esteja cheio de coisas.

Sim! Eu não vou te falar mil coisas que você precisa comprar para ter um banheiro sustentável e relaxante.

Simplesmente não acredito nisso.

Tem outras maneiras melhores de te conectar com a natureza e de aproveitar o máximo do seu me-time.

Zero bagunça

Em fotos de banheiros no pinterest, você nunca vai ver uma pia cheia de coisas ou toalhas e roupas no chão.

Se você já tira a bagunça da pia e do chão, já vai ver uma diferença enorme.

Então tudo que você não usa todos os dias, você tira da pia. Se mesmo assim tem muita coisa, coloque nos seus armários em um lugar super fácil de pegar e colocar de volta.

Isso já leva a gente ao próximo passo: um armário organizado.

Cada produto tem um formato diferente e por isso é difícil ter uma gaveta bem organizada. Existem um monte de truques para organizar melhor, mas se você tem muita coisa mesma, vai ser difícil manter a gaveta organizada.

Então primeiro você tem que tirar tudo que não contribui a uma vida melhor. Eu uso essas 7 perguntas da Bea Johnson uma vez por ano para fazer o detox no meu banheiro. Para cada item me pergunto:

  1. Usei nos últimos dois meses?
  2. Eu tenho isso só porque todo mundo tem ou porque alguma propaganda me convenceu? (por exemplo: hastes, licerine, …)
  3. Já passou o prazo de validade?
  4. Está duplicado? (por exemplo: um secador de cabelo)
  5. Contém ingredientes tóxicos?
  6. Guardo isso por causa de culpa? (por exemplo: presente)
  7. É reutilizável? (por exemplo: discos de algodão descartáveis ocupam muito mais espaço do que alguns discos reutilizáveis. Idem para uma gilete)

Jogue tudo isso fora. Vai ver que não vai sentir falta e que vai se sentir bem mais relaxada. Vai ser super fácil agora de achar o que estava procurando! Ciao frustração!

Agora que tem menos bagunça, tem menos limpeza! MENOS LIMPEZA, não é a sua frase preferida também? 😀

Ou tem espaço para colocar um difusor de aromas ou uma plantinha. Bem melhor para o seu bem-estar.

Um banheiro aconchegante é um sem muita bagunça e coisas. Não precisa comprar mil coisas para deixar o seu banheiro mais realaxante. É o contrário.

Lixo Zero no Banheiro

Gerar menos lixo também vai ajudar a relaxar a mente. Não tem mais cheiros ruins ou lixeiras cheias para tirar ou sacolas plásticas para usar do supermercado.

Criar menos lixo só tem benefícios.

A maioria do lixo vem de produtos de cuidados pessoais, ainda vou escrever um outro artigo sobre isso, mas aqui já vou colocar uma lista de coisas que vão diminuir o seu lixo:

  • shampoo, condiconador, máscara capilar e sabonete em barra em vez de líquido. Eles duram mais e se pedir sem embalagem na loja, vai ter lixo nenhum!
  • Um raspador de língua em vez de um enxaguante bucal
  • Um esfoliante caseiro de café moido (ou açúcar ou sal) em vez de comprar um pote de esfoliante
  • Uma pasta de dente sólido
  • Usar a mangueirinha em vez de rolos de papel

DICA SUSTENTÁVEL

Talvez você não enxergue água como lixo, mas a gente usa um monte de água potável. Muito mais do que precisamos. Aí é sim um gasto desnecessário.

Para evitar isso, você coloca um tijolo ou uma garrafa de PET (com pedrinhas ou algo que seja mais pesada/ densa do que água) no tanque acoplado do vaso. Isso não vai afetar a qualidade da descarga e vai economizar água com cada descarga.

Você também pode ter uma lista das suas músicas favoritas de 2-3 minutos. Coloque a sua música favorita do momento e desafie-se para tomar o seu banho durante uma música só.

E aqui são duas opções que não geram menos lixo, mas que são biodegradáveis (e que pode colocar na composteira se tiver)

  • Fio dental de seda com ceras naturais
  • Escova de dente de bambu em vez de de plástico. Sempre troco a minha escova com cada nova estação. É mais fácil para lembrar. Mas antes de compostar a escova, eu a uso para a limpeza de casa. É só deixar em um pouco de vinagre ou lavar com multiuso primeiro.
  • Uma bucha vegetal como esfoliante
Quer saber mais sobre a escova de bambu sustentável? Clique na foto, temos um artigo super legal sobre porquê fazer a troca o quanto antes. É bem legal!

DICA SUSTENTÁVEL

Já ficou enrolada ( 😉 ) em um debate sobre papel toalha e em que sentido colocar o rolo?
O melhor é com o papel solto do lado de cima, se não, você precisa sempre tocar a parede. E lembre que isso não é só você, pode ser qualquer pessoa que use o seu banheiro...
Não estamos dizendo que os seus amigos não são limpos, mas é melhor evitar qualquer tipo de contato né nestes momentos? 😀

Limpeza Natural

higiene básico & Diário

Sei que essa parte vai parecer a parte mais chata, mas é super simples (especialmente se você fez etapa número 1 e se você se planeja um pouco). Não deve demorar mais do que 5′ no total todo dia.

Vamos lá?

Aqui é o que você deveria fazer todo dia no banheiro:

Quando fazer

1. Logo depois de tomar um banho

O que fazer

1a. Abrir as janelas para evitar que bactérias crescem. Elas adoram um ambiente quentinho e húmido. Abrir a janela refresca e resseca o banheiro.

1b. Usar um rodo de pia para tirar a maioria da água do box de vidro. O banheiro vai secar mais rápido e vai ter menos manchas e limo no vidro.

2. Depois do número 2

2. Lave o vaso com um multiuso natural de laranja. É algo que deveria lavar todos os dias. Eu gosto de manter uma garrafinha reutilizável do lado do banheiro e usar um refil. Assim você evita mais lixo.

DICA SUSTENTÁVEL

1. Tem coca sobrando de uma festa sem gás?
Jogue o resto no vaso e deixe agir por uma ou duas horas. Coca é super ácido e vai tirar a maioria das manchas.

2. Não use água sanitária, mas use um multiuso natural em uma concentração forte. Ainda é antiséptico e não é agressivo na vida aquática.

3. Toda vez que use o banheiro

3. Feche a tampa do vaso na hora de dar a descarga! É a minha dica mais importante de higiene. Se não, bactérias vão voar pelo banheiro inteiro e vão acabar na sua escova de dente. Estaria lavando os seus dentes com as suas próprias fezes. Diga Xis!!

4. Depois de escovar o cabelo

4. Tire o cabelo da escova na hora e jogue na composteira ou com o lixo orgânico

5. A noite ou de manhã

5. Trocar a toalhinha que usa para secar as mãos. Esse deve ser trocado todo dia.

higiene semanal

O que você pode fazer toda semana para evitar mofo e manter o banheiro limpinho

No box do banheiro

Nada mais sujo do que fungo e mofo né? Para evitar que fungo e mofo crescam e para removê-los, o melhor é usar uma mistura bem ácida e quente. Eles não gostam nem um pouco.

Então use uma mistura de vinagre, suco de limão, bicarbonato de sódio e água para borrifar no box inteiro. Deixe agir por 5 a 10 minutos, esfregue bem com uma bucha vegetal e enxague com água bem quente em uma bucha vegetal.

O suco de limão é ácido, mas também é muito bom contra limo.

O bicarbonato de sódio é levemente corrosivo e vai tirar bem a gordura dos azulejos. Se você acha que está gorduroso ainda, você pode adicionar um pouco de detergente natural de lavar louças. Esses são feitos para tirar gordura dos pratos.

Eu geralmente uso uma bucha vegetal (para evitar microplásticos de buchas comuns na água) ou uma escova de dentes de bambu para os rejuntes.

O ralo você pode limpar jogando umas colheres de bicarbonato de sódio e depois vinagre. Deixa agira por 10′ também e passe uma água quente. Use a mesma mistura para o ralo da pia.

Eu uso um frasco auxiliar da Positiv.a para criar as minhas próprias misturas de limpeza com produtos naturais

Na pia

Limo é mais uma coisa que é chato de ter. Em vez de gastar dinheiro e tempo comprando um produto específico, corte um limão em dois e use uma metade para esfregar nas torneiras. Se você usou a mistura que descrevemos acima, você já usou suco de limão nas paredes, no vidro e no chão.

O resto da pia só precisa borrifar com um multiuso (concentração forte). Já pode incluir o espelho também (concentração mais leve).

no vaso

O vaso você já está lavando todos os dias. Perfeito!

Agora passe multiuso e um pano no resto do vaso.

Não esqueça de lavar a escova e o recipiente também com multiuso e o portador de papel toalha.

Dentro da caixa acoplada (se tiver), coloque uma barra de sabão de coco. Vai ocupar espaço (e então vai usar menos água) e sempre limpar o seu vaso e a caixa.

PECOH Coca Cola Vaso Banheiro Limpeza Lixo Zero
Sabia que pode usar coca sem gás para limpar o vaso do banheiro?

Toalhas & Tapete

Troque as suas toalhas e o tapete pelo menos uma vez por semana. Eu prefiro fazer isso no dia que também troco as roupas de cama. Aí já consigo lavar tudo junto e aproveitar a lavagem para gastar menos água, energia e tempo. Temos melhores coisas para fazer, não é?

chão

Use o multiuso para lavar o chão e passar um pano. Eu gosto deste multiuso de laranja porque laranja tem um efeito repelente natural para bichos e insetos. Primeiro sempre uso um aspirador de pó para tirar a poeira e os cabelos.

Ambiente Natural

Eu adoro o conceito de architetura biofílica. A ideia é criar uma casa assim que você se (re)conecta mais fácil com a natureza e encontre mais paz para a sua mente.

Sei que é difícil reformar o seu banheiro inteiro para isso, então temos umas dicas sustentáveis (claro!) que você pode usar no dia a dia. Vamos colocar em categorias: os sensos do corpo. São esses que vão mandar estímulos para a mente para te dar a sensação que está se reconectando com a natureza.

Um banheiro biofílico te reconecta o máximo possível com a natureza, usando materiais e cores naturais. Assim você se relaxa melhor e mais rápido.

Toque

Aqui podemos considerar três tipos: materiais, água e vento.

Você provavelmente esperava que eu ia falar ‘coloque mais plantas’ primeiro né? Isso ainda vem!

Mas tem muita outra coisa que pode fazer! O toque é um senso muito importante também e é fácil de incorporar sem precisar reformar o banheiro.

Tenho algumas ideias aqui, mas pode ser super criativa com isso para crir um lugar aconchegante que te traz para o meio do mato!

Você pode usar:

  • Uma escova de dente de bambu
  • Uma escova de cabelo de madeira
  • Uma escova de madeira/ bambu para limpar o vaso
  • Uma bucha vegetal
  • Uma prateleira de madeira
  • Um armário de madeira
  • Uma pia de pedra
  • Uma saboneteira de pedra ou madeira (ambos com furos para deixar o sabonete secar bem)
  • Uma lâmpada estilo boho de vime ou palha
  • Uma cesta de roupa suja de vime ou palha (se deixar no banheiro claro)
  • Uma lixeira de pedra, madeira ou vime/ palha
  • Uma porta toalhas de madeira (ou uma escada)
  • Vasos de plantas em pedra ou vime/ palha
  • Potes de vidro
  • Porta-toalhas de bambu

Um chuveiro que imita chuva (em vez de uma ducha) é mais agradável na pele.

Você já viu que é bom deixar a sua janela aberta para evitar o crescimento de fungos e bactérias, mas um ventinho na pele é um outra forma de sentir a natureza.

Sei que pode ser meio desagradável quanto acabou de sair de um banho quente, mas eu treinei a minha mente a pensar que é gostoso sentir a natureza e isso me ajuda um monte.

cheiro

Quando pensa banheiro relaxante, você provavelmente pensou em fragrâncias maravilhosas né?

Você pode fazer isso de várias maneiras, como velas e aromas naturais, mas eu sempre preferi fazer de uma forma ainda mais natural!

Aqui são as minhas dicas:

1. Pendure um maço de eucalipto no banheiro. É lindo e bem cheiroso! Um maço custa em torno de R$30 e dura uns dois meses. Depois é só compostar 🙂 Eu não sei se era só uma percepção minha, mas também repele bichinhos como aquelas mosquinhas que aparecem muito em banheiros.

2. Se você não toma banhos que nem eu, mas adora usar sais de banho, jogue uma colher de sais de banho no chuveiro. Vai dar um cheiro maravilhoso também.

3. Esfoliantes naturais com óleos essenciais também são muito bons para adicionar um cheirinho gostoso ao seu banho e elas tiram as células mortas da pele ao mesmo tempo. É uma opção dois em um! Mas é importante não usar todos os dias ou vai começar a machucar a sua pele.

4. Shampoos, condicionadores, máscaras e sabonetes sólidos que nem na loja tem cheiros naturais e relaxantes também. O que gosto deles é que não são muito forte então não vão cansar o seu nariz.

5. Produtos de limpeza natural como um multiuso de laranja ou até um limão para tirar limo deixam o banheiro com um cheirinho levemente cítrico também em vez de cheiros fortes e químicos.

Sais de Banho da JACI Natural na PECOH Lixo Zero | Produtos Sustentaveis
Uso sais de banho mesmo no chuveiro para dar um cheiro maravilhoso. Esses na foto são os sais Calmaria de Jaci com lavanda.

visual

Hehehe, aqui não estou falando de ter janelas grandões do lado do chuveiro para ver a natureza. Especialmente em uma cidade, você provavelmente vai mostrar mais natureza sua para o mundo do que você vai conseguir ver. Não é isso que a gente quer 😀

Estou falando aqui de plantas, óbvio, de materiais e de cores.

Plantas

Já sabe que pode usar um maço de eucalipto no chuveiro para ter um cheiro melhor. Isso também é mais um pouquinho de natureza que você pode ver.

Eu também gosto de colocar orquídias. As minhas crescem muito bem no banheiro porque tiram toda a umidez que precisam durante o banho. E quanto tem flor, isso traz um pouco de cor também.

Samambaias também vão ficar felizes no seu banheiro e são lindas!

Materiais

Quanto mais consegue incorporar materiais naturais, melhor. Já sabe que é melhor no toque, mas também é algo visual. Veja em cima o que pode fazer para incorporar mais materiais naturais.

Cores

Eu não acredito que um banheiro sustentável tem que ser bege ou branco.

Você pode pintar as suas paredes de verde por exemplo, de azul ou marrom. São todas cores que aparecem muito na natureza e que vão te acalmar.

E se achar uma parede inteira muito, você pode comprar toalhas em várias cores também.

Tente usar cores e materiais naturais. E se não puder, materiais e cores que imitam a natureza.

som

Coloque uma música com sons naturais da floresta, de passarinhos, … Mas não se esqueça de colocar um timer, para que você não gasta muita água tomando o seu banho. E vai precisar, em um banheiro aconchegante assim, você vai se perder rapidinho nos seus sonhos 😉

Conclusão

Aaah, seja bem-vinda ao seu banheiro cheiroso, aconchegante e relaxante. Um lugar para começar e terminar o dia bem.

Não precisa comprar mais coisas e nem precisa fazer obras. É só saber incorporar da forma certa e aqui te dei todas as minhas dicas para você se reconectar melhor com a natureza todo dia.

Se tiver dúvidas, entre em contato!

Se quiser receber essas dicas direto no seu inbox, inscreva-se no newsletter aqui em baixo!

Já está ansiosa e quer ler as outras dicas para ter um ambiente natural no resto da casa? Clique aqui para dicas de limpeza de casa!

Um beijo,

Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.
Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: