facebook

Uma Cozinha Lixo Zero & Sustentável

Com certeza a cozinha é o lugar mais gostoso de casa. É onde a mágica acontece (ou será que isso é um outro lugar?). De qualquer forma, entrar na cozinha (especialmente quando tem um cheirinho de comida fresca) é felicidade. A não ser que a sua cozinha está uma zona: cheia de louças, de lixo, de bichinhos, de cheiros não reconhecíveis, … está na hora de dar uma boa limpeza e de montar um esquema para minimizar o trabalho de limpeza. De forma sustentável claro! Aqui também vamos te dar várias dicas de como diminuir o máximo o lixo na cozinha para facilitar a sua vida e evitar aqueles cheirinhos estranhos. Vamos lá!

A limpeza natural da cozinha

Quem está focada na carreira ou nos filhos não tem tempo para tudo então tem que ser experta. Por isso queremos compartilhar as nossas dicas para manter a sua cozinha limpinha todos os dias. Mas claro que a gente não faz isso com qualquer produto ou gerando um monte de lixo. Queremos fazer isso com o mínimo de impacto possível no meio ambiente e na nossa saúde e com o máximo de conforto.

A limpeza primavera

Todo ano no início de primavera, a gente costuma limpar a casa toda para reiniciar um novo ciclo com energia renovadas. É um ótimo momento para limpar, trocar e consertar tudo de uma vez só, para poder aproveitar uma cozinha aconchegante e limpinha o ano todo. Assim podemos evitar que as coisas quebram mais rápidamente ou que parece que sempre tem algo para ser limpado, consertado ou trocado o ano todo. Não, é melhor fazer tudo de uma vez e ter essa dor de cabeça só uma vez por ano também. Te dará mais tempo para focar nos seus sonhos, objetivos e naquilo que realmente é importante para você 😀

Bom, para começar, vamos montar um esquema para você com o que precisa ser feito e com que frequência. Durante a limpeza primavera, você faz tudo na lista e o resto do ano, faz a rotina diária, semanal e mensal para evitar bactérias, sujeiras, etc.

Pronta? Bora lá!

Uma rotina anual

Começa a sua limpeza anual aqui. São aquelas coisas que a gente nunca faz se não colocamos na nossa agenda. Você conhece 😉 Mas durante a limpeza primavera, a gente faz tudo de uma vez e pronto!

Uma regra geral na hora de limpar qualquer sala ou quarto: de dentro para fora (gavetas, armários, geladeiras, fornos, …), de cima para baixo e de esquerda para direito. Assim vai ter certeza que fez tudo sem nenhum retrabalho

Essas coisas você vai fazer uma vez por ano:

O Congelador

1. Tire tudo do congelador e coloque o máximo possível na geladeira (para evitar que as coisas descongelam). Aproveite para identificar o que você está guardando (porque às vezes, “só deus sabe”) e jogar fora o que não presta mais.
2. Desliga o congelador e coloque um pote de água fervendo nela para acelerar o descongeladmento da água.
3. Passe um paninho com multiuso (tem esta versão de multiuso pronto-uso ou esta versão caseira com sabão de coco que você faz em casa)
4. Coloque tudo de volta e não esqueça de ligar o congelador de novo.

O congelador é ótimo para prorrogar a vida útil de comida e de diminuir o lixo orgânico em casa. Mas não podemos esquecer de limpá-lo também. Se quiser conhecer os truques para evitar lixo orgânico, clique na foto!
Uma cozinha sustentável, limpa e organizada inspira muito mais a ser criativa e saudável na hora de cozinhar. Um estilo de vida sustentável também é saudável. Se quiser saber como fazer compras sem criar lixo, clique na imagem!

Os Armários

É bem importante fazer essa tarefa antes de fazer o resto da limpeza geral da cozinha, porque vai precisar tirar tudo da gaveta, e tirar a poeira e restinhos de comida que com certeza vão cair no chão. Você vai se sentir experta porque agora vai poder sujar o chão à vontade, já que não lavou ele ainda 😉

Então, o passo a passo:

1. Tire tudo da gaveta
2. Veja o que já passou o prazo de validade e jogue fora (composteira e separação de lixo é importante!) É um bom momento para abastecer as coisas que estão quase acabando.
3. Passe um paninho (dê preferência a um feito de algodão orgânico) com multiuso, umas gotinhas de seu óleo essencial preferido e pronto, gavetas sem cheirinhos estranhos!
4. Coloque tudo organizadinho de volta.

É até bom fazer isso várias vezes por ano (3-4x), mas como essas coisas geralmente tem um prazo de validade maior, uma vez por ano já deve ser mais do que a maioria das pessoas fazem 😀

O filtro de água

Esse é um que tipicamente tem essa reação: ‘Nossa, parece que troquei o meu filto no mês passado!’ Ou ‘Não me lembro quando troquei o meu filtro pela última vez…’

É mais uma razão de fazer isso todo ano no mesmo momento, para não precisar se preocupar disso. Agora vai ser automático. E é muito importante fazer essa troca uma vez por ano! Especialmente quem mora em um prédio mais antigo ou onde tem canos antigos por causa da ferrugem. Se vem com saborzinho de terra, com certeza o seu filtro precisa ser trocado. Se não tiver um filtro em casa e usa carvão direto, já precisa trocar com muito mais frequência.

Uma rotina mensal

A próxima etapa na sua limpeza primavera são as coisas que vai ter que repetir todo mês. Escolhe uma data (eg: toda primeira quarta-feira a noite, ou de manhã do mês) e coloque já na agenda. Se tiver uma faxineira, pede para ela fazer o seguinte:

Uma cozinha sustentável é limpar a geladeiera também
Quanto mais organizada a sua geladeira, menos você vai jogar comida fora, especialmente quando você dá uma olhada todo mês no que ainda tem e que está quase vencendo. Pode até gerar umas ideias de que cozinhar essa semana 😉 Leia também como evitar lixo das embalagens, é só clicar na imagem.

A geladeira

É bem importante fazer essa tarefa antes de fazer o resto da limpeza geral da cozinha, porque vai precisar tirar tudo da gaveta, e tirar a poeira e restinhos de comida que com certeza vão cair no chão. Você vai se sentir experta porque agora vai poder sujar o chão à vontade, já que não lavou ele ainda 😉

Então, o passo a passo:

1. Tire tudo da gaveta
2. Veja o que já passou o prazo de validade e jogue fora (composteira e separação de lixo é importante!) Provavelmente são essas coisas que deixam a geladeira com um cheiro ruim.
3. Passe um paninho (dê preferência a um feito de algodão orgânico) com multiuso (pronto-uso ou caseiro), umas gotinhas de seu óleo essencial preferido e pronto, uma geladeira sem cheirinhos estranhos!
4. Coloque tudo organizadinho de volta.

Dica Sustentável

Coca-cola velho pode ser usado para limpar o vaso do banheiro 🙂

As máquinas

Todas as máquinas que você usa na cozinha também precisam de uma boa limpeza, preferencialmente todo mês! E como provavelmente a maioria não sabe fazer isso de forma sustentável ou caseira, montamos um monte de dicas 😀

A Máquina de Lavar Louças

Coloque metade de um limão (siciliano) em uma parte onde fica bem preso e jogue algumas colheres de bicarbonato de sódio na máquina. Ideal para tirar limo e restinhos de comida.

O Forno

Esfregue uma pastinha de bicarbonato de sódio e água em todos os lados do forno. Deixe agir durante uma noite e no dia seguinte, tire tudo no dia seguinte com uma bucha ou flanela e pronto! Bem fácil. Uns 15' de trabalho ao máximo

O Micro-ondas

Essa dica sustentável deve ser a mais famosa: exprema o suco de um limão em um potinho de água. Pode incluir umas raspas da casca também. Coloque o pote no micro-ondas, ligue-o durante alguns minutinhos até ter bastante vapor e passa com uma bucha ou flanela por cima.

O Exaustor

Tire os filtros e limpe-os com uma escova, água e um pouquinho de detergente de lava louças natural.

A Máquina de Café

A ideia aqui é tirar o limo, e os melhores produtos naturais para fazer isso são limão e bicarbonato de sódio. Você vai colocar umas colheres de bicarbonato ou o suco de metade de um limão no lugar onde geralmente coloca a água. Ligue a máquina como você geralmente liga (sem o café claro). Depois ligue a máquina de novo, mas só com água para tirar todo o limão ou bicarbonato.

A bucha precisa ser trocada a cada 2 meses (enquanto a esponja comum é sintética e precisa ser trocada todo mês)

A bucha vegetal

Essa troca na verdade é a cada dois meses (a não ser que ainda use uma bucha comum, essas têm que ser trocados todo mês mesmo porque elas acumulam mais bactérias).

O ralo e a pia

Para evitar que restinhos de comida entram na tubulação, fiquem presas e espalham cheiros desagradáveis, a maioria de nós usa ralos. Mas esses ralos e a tubulação merecem uma atenção especial todo mês.

O mais simples? Misturar um copinho de vinagre com 2-3 colheres de bicarbonato de sódio (e se quiser, algumas gotas de óleos essenciais) e jogar o ralo dentro da mistura durante 30′. Mesma coisa para a tubulação, é só jogar a mistura direto na pia e depois de 30′, passar água bem quente na pia também.

PECOH_Cozinha-Sustentável_Como limpar a cozinha sem lixo - pia e ralo
Um pouco de vinagre e bicarbonato de sódio resolvam tudo. Bye bye cheirinhos desagradáveis, uhu!

Uma rotina diária

Agora falta só todo o resto… Brincando, não tem mais tanto trabalho não. Já com todo o trabalho que está fazendo todo mês e anual, o seu dia a dia vai ficar mais fácil também. Mesmo se só for por causa da organização e ter menos coisas na geladeira, menos coisas para consertar ou se frustrar porque não está mais tão limpo ou funcionando tão bem. Se você faz a listinha acima todo mês e ano, vai poder aproveitar muito mais da cozinha, da comida que comprou e da paz mental 😉

Isso aqui você deveria fazer todos os dias:

Balcão de cozinha + pia

Tire o máximo possível de comida, de louças e de coisinhas do balcão, vai ser muito mais fácil passar um paninho com multiuso e vai te dar uma satisfação enorme de ver a cozinha limpa (pelo menos para a gente é assim!).

Se a sua torneira tem limo nela, passe metade de um limão (siciliano) nela, deixe agir durante alguns minutos e tire com água bem quente.

A felicidade de uma pia limpa
Sabao de Coco em Barra natural da Positiv.a na PECOH Lixo Zero | Produtos Sustentaveis
Flanelas, panos e buchas. Todos sustentáveis e biodegradáveis.

Flanelas, panos de prato e buchas

Todo dia, troque as flanelas que usou durante o dia enquanto é recomendado ferver a sua bucha (vegetal) e esfregão toda semana com um pouquinho de sabão. Já sabe que precisa trocar a sua bucha vegetal a cada dois meses (a esponja comum é cada mês)

A gente então recomenda ter 7 a 8 flanelas e 3 a 4 panos de prato em casa para lavar todos juntos uma vez por semana.

As louças

A serem lavadas todos os dias! E não a serem empilhadas até sexta-feira. Confia na gente, já passamos por isso e não deixa ninguém feliz em casa 😀 É melhor montar um esquema e praticar disciplina.

Se realmente odeia lavar louças, mas não consegue ou não tem espaço para uma máquina de lavar louças, tente colocar uma musiquinha ou até um podcast. Pelo menos não foi tempo perdido.

O Lava Louças Laranja Natural da Positiv.a na PECOH Lixo Zero | Produtos Sustentaveis
A nossa opção preferida é da Positiv.a. Clique na imagem para conhecer as melhores opções para você.
Flanelas, panos e buchas. Todos sustentáveis e biodegradáveis.

O fogão

Se tiver um fogão elétrico ou de indução, você simplesmente passa um paninho com multiuso e pronto.

O princípio para um fogão a gas é igual, só que tem mais cantinhos e buraquinhos e então exige mais paciência. Temos um multiuso caseiro de sabão de coco e bicarbonato de sódio que é maravilhoso, e se quiser dar um brilho a mais, umas gotinhas de azeite vão fazer milagres!

O chão

Se tiver uma faxineira, provavelmente ela já vai limpar o chão da cozinha uma vez por semana para você. Se não, é bom lavar o chão da cozinha pelo menos uma vez por semana e passar com uma vassoura e pá várias vezes por semana.

Se fizer uma bagunça no chão, não é preciso lavar o chão inteiro. É o suficiente colocar um pouco de multiuso no chão e tirar a sujeira com um paninho.

Limpar o chão também ajuda a evitar bichinhos não desejados. Especialmente se não tiver um cachorro que come tudo que caiu no chão!
Use uma sacola de papelão para restinhos de comida. Melhor ainda é reutilizar os restinhos antes de jogar fora. Clique na imagem para ler mais sobre como evitar lixo orgânico em casa.

A lixeira

“Quando moro em um prédio onde eles passam todo dia para recolher o lixo, evito usar uma sacola de plástico a mais. Nunca vi muito o sentido. Zero custo, zero preocupação com sacolinhas. Tinha uma lixeirinha fácil de lavar que esvaziava uma vez por semana. Agora que não tenho mais, tento descer direto com a lixeira inteira em vez de usar sacolinhas também. A meta é não precisar mais esvaziar lixeira nenhuma, mas ainda preciso achar soluções lixo zero para isso.” – Elise da PECOH

Dica Sustentável

Mais uma dica que queremos dar aqui: coloque bicarbonato de sódio ou óleos essenciais, ou se tiver, um jornal antigo para sugar os líquidos e evitar cheirinhos ruins. Se não tiver uma composteira, pode usar uma sacola de papel (por exemplo de pão) para guardar lixo orgânico.

Os produtos favoritos de limpeza sustentável que uso todos os dias

As louças

Nada me deixa tão louca quanto as louças. Nunca gostei de fazer e acho que nunca vou. Mas o lado bom é … (vou ter que preencher isso um dia no futuro, porque não descobri ainda!)

De qualquer forma, tem dois lava-louças que gosto de usar:

1. A versão sólida é prática porque não tem um frasco que tem que gerar o tempo todo e se cuidar bem dela, fica mais bonito na sua casa também.

2. A versão líquida espuma super bem também, só precisa de pouquinho e dura muito mais do que qualquer outro detergente que já vi. E preferencialmente compro a versão de 5L sem fragranças para poder usar a minha criatividade com óleos essenciais. Especialmente óleos essenciais que me relaxam 😀

Uma dica: eu gosto de usar uma garrafa reutilizável com bombinha para não precisar abrir a tampinha o tempo todo e virar a garrafa

Os produtos favoritos de lava louças

Comida

Todo dia, em média, jogamos 1kg de lixo fora por dia por pessoa. No final do ano, cada um de nós criou 356 kg de lixo! Imagine guardar tudo isso na sua casa, é um MONTE de lixo. Mas um grande parte deste peso é comida jogada fora. Agora, você pode achar que não tem problema porque é biodegradável, mas na verdade quando lixo orgânico vai para o aterro, o processo de biodegradação é anaeróbico (sem ar) e o resultado deste processo é métano, um gas de efeito estufa extramamente potente (muito mais do que CO2). Então quanto menos lixo orgânico produz, menos você contribui a 1kg de lixo por dia e menos gases de efeito estufa você produz! Ideal para reduzir a sua pegada ecológica.

Para evitar isso, o mais importante é se planejar melhor e comprar só aquilo que vai comer mesmo. Também é importante fazer o check da sua geladeira e do armário para evitar que coisas estragam porque esqueceu delas ou não sabia que iam estragar. É dinheiro e comida jogada fora. Mas se você já faz isso, que mais pode fazer para evitar lixo gerado por comida? Escrevemos alguns artigo que pode gostar.

E para evitar jogar guardanapos de papel fora depois de cada uso, use guardanapos de pano reutilizáveis. No final da refeição é só jogar na máquina de lavar roupas.

Evitar lixo de embalagens

Será que você vai conseguir produzir menos lixo na cozinha, ter uma cozinha mais limpa e mais fácil de manter? Porque quanto menos tempo a gente gasta com essas coisas, mais podemos nos focar na nossa carreira, nos nossos sonhos e na nossa família/amigos. A ideia é facilitar a sua rotina enquanto você mantem uma casa organizada e limpinha para poder trabalhar e viver em um ambiente agradável e aconchegante.

E percebeu que você não precisa de muitos produtos? E que não são ingredientes caros ou difíceis de achar? Na próxima vez que alguém fala que sustentabilidade é cara, você já tem um monte de exemplos de porque não é!

E temos mais artigos! Clique aqui para mais dicas sustentáveis! Ou se tiver dúvidas específicas, entre em contato com a gente!

 

Um abraço!

Carrinho de compras
Junta-se à lista de espera Deixe o seu email aqui e te avisaremos quando voltar no estoque.
Abrir Chat
Precisando de ajuda?
Oi! 👋
Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: